Página inicial > Ultimas Notícias > Cerimônia celebra o lançamento de oito e-books do Parfor UFPA

Cerimônia celebra o lançamento de oito e-books do Parfor UFPA

• Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 15h07

ebooks6

As práticas de ensino, pesquisa e extensão de nove anos do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA) podem ser conferidas em uma coleção de livros lançados nesta terça-feira, 4, no auditório do Atelier de Artes da UFPA. A primeira parte das publicações conta com oito e-books de vários cursos, que já estão disponíveis para download gratuito no site do Parfor. Os livros se juntam às outras dezenas de publicações já feitas por docentes e discentes do programa.

ebooks4Participaram da cerimônia de lançamento dos e-books o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira, o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, professor Edmar Costa, o coordenador geral do Parfor UFPA, professor Márcio Nascimento, a coordenadora adjunta do programa, professora Josenilda Maués, representantes da Editaedi (responsável por três dos oito livros lançados), coordenadores dos cursos do Parfor, docentes e técnicos envolvidos em mais este feito do programa.

ebooks1"O lançamento dessas novas publicações de coletâneas e livros e mais a exposição de grande parte do que foi publicado nesses nove anos mostram o quanto um programa como este gera pesquisa e extensão na nossa UFPA. É o tripé ensino-pesquisa-extensão, com os professores alunos do Parfor em plena ação", celebra o professor Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor UFPA e autor de um dos e-books lançados.

ebooks5A professora Nazaré Bezerra, do curso de Matemática da UFPA, tem duas obras entre as publicações lançadas no evento. Segundo ela, os e-books foram escritos para servir como material de apoio nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática, que atende aos alunos do Parfor. "Em função das peculiaridades dos cursos do Parfor, em que alunos e professores têm que vencer extensas cargas horárias e conteúdo em um espaço de tempo muito exíguo, procuramos formatar os livros de acordo com o cronograma proposto para cada disciplina. Esperamos, dessa forma, ajudar não só os alunos mas também os professores que ministram essas disciplinas", disse a professora.

Vários títulos já foram lançados ao longo desses nove anos de Parfor por docentes e discentes, assim como resumos e artigos aceitos para publicação. Mais quatro livros da coleção lançada nesta terça-feira, 4 de dezembro, já estão na editora Paka Tatu e serão disponibilizados em breve.

E-books lançados pelo Parfor UFPA nesta terça-feira, 04/12:

Texto: Assessoria do Parfor / UFPA