Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto promove evento sobre alimentação na pós-graduação

Projeto promove evento sobre alimentação na pós-graduação

• Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 15h55

Almentação

O Projeto "Acolhimento da Saúde Emocional na Pós-Graduação" (Acolher) vai realizar, no dia 12 de dezembro, às 15h, a oficina "Alimentação durante a pós-graduação: A praticidade vale a pena?". A programação ocorre na sala 17 do  Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento II (NCTP/UFPA) e será ministrada pela nutricionista Dyanara de Almeida Oliveira. Haverá emissão de certificados.

A oficina, que terá o foco no aprendizado sobre os temas relacionados à alimentação, é voltada somente para os alunos de pós-graduação da UFPA e demais Instituições de Ensino Superior. A ministrante Dyanara Oliveira é mestre em  Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB), membra do “Slow Food Amazonia/Brasil” e da “Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável”, e mediadora do Clube de Leitura de Palavras em Belém.

No Projeto Acolher, do qual fazem parte os professores Rachel Ripardo e Paulo Goulart (PPGNC) e a professora Aline Menezes (PPGTPC), são realizadas rodas de conversa e oficinas de habilidades relacionadas à saúde emocional na Academia. Segundo a professora Rachel Ripardo, do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), a oficina foi pensada após relatos sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes feitos nesses encontros. ”Os alunos relatam ter pouco tempo para cozinhar e acabam fazendo escolhas práticas, mas podem ter consequências não desejadas. Em algumas ocasiões, não comem por causa de ansiedade relacionada à pós-graduação ou comem demais”, explica Rachel Ripardo.

A oficina busca instrumentalizar os pós-graduandos sobre escolhas alimentares que os ajudem durante a época de mestrado/doutorado . “É um público que, muitas vezes, não tem bolsa e precisa lidar com demandas familiares e sociais. O adoecimento nesse período está relacionado à maior desistência, mais tempo para defender e perda da qualidade do texto”, comenta Rachel Ripardo.

NTPC - Criado em 2009, o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento é uma Unidade Acadêmica de formação superior em pós-graduação da Universidade Federal do Pará. O núcleo objetiva formar pessoas em nível de pós-graduação de caráter transdisciplinar no âmbito do comportamento dos organismos, favorecendo a aquisição de competências necessárias para a resolução de problemas regionais com base na produção de conhecimento científico e tecnológico.

O NTPC é composto por dois programas: o Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento – PPGTPC e o Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento – PPGNC.

Oficina "Alimentação durante a pós-graduação: A praticidade vale a pena?"
Data: 12 de dezembro
Hora: 15h às 17h
Local: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NCTP) II, na Sala 17.
Contato on-line, acesse o Facebook do projeto.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes