Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o Curso "Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia"

• Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 15h29

Banner do curso

Já estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso “Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia no Século XXI”. O curso é ofertado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, em parceria com o Programa de Pós-Graduação de Direito da Universidade Federal do Pará, sob a coordenação do professor  Thomas Mitschein.

O curso analisa, de forma sistemática, a articulação entre as lógicas produtivas, na esfera econômica (Mercado Mundial), na esfera política (estado nacional) e na esfera ecológica (ecorregião). O objetivo principal é discutir os gargalos estruturais das propostas de desenvolvimento sustentável na Amazônia, uma região que está integrada ao sistema político-econômico global.

As temáticas abordadas serão: modalidades da constituição de um sistema político-econômico mundial que, desde a expansão mercantil do capital mercantil europeu, inseriu "todas as civilizações num único movimento histórico" (Darcy Ribeiro); o mercado mundial e a politização do desafio desenvolvimentista entre os late comers, depois do grande salto industrial da Inglaterra; as especificidades da trajetória histórica da América Latina; a reinvenção da Amazônia – ponto de partida para o Brasil se reorganizar no século XXI.

Público-alvo - Poderão se inscrever alunos de pós-graduação e técnicos de nível superior da UFPA, em qualquer área do conhecimento e público externo (alunos matriculados em curso de pós-graduação ou portadores de diploma de nível superior, em qualquer área do conhecimento, vinculados a órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, empresas privadas e/ou Organizações Não Governamentais).

Vagas - Serão ofertadas 40 vagas, sendo disponibilizadas 20 vagas para alunos de pós-graduação e técnicos da UFPA e 20 para público externo. O curso terá carga horária total de 60 horas. Alunos de pós-graduação aprovados poderão requerer os créditos (04) para as suas pós-graduações, seguindo a norma regida por cada uma.

O período de inscrição está aberto até o dia 12 de dezembro, a lista com os candidatos selecionados será divulgada on-line pelo site e pelas redes sociais do Trópico em Movimento no dia 13 de dezembro. O período de realização do curso ocorrerá entre os dias 17 e 21 de dezembro e 7 e 11 de janeiro, das 14h às 18h, no auditório do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento.

Metodologia - O curso ocorrerá na forma de aulas expositivas, conferências de professores convidados, workshops. Além disso, haverá sessões de estudos dirigidos. No decorrer do curso, os alunos serão divididos em grupos ocupados no desenvolvimento de temas determinados, incumbidos, eles mesmos, de levantar dados importantes para a sua própria reflexão temática, adicionais aos ofertados pela coordenação do curso.

Inscrições para o Curso Interdisciplinar e Interinstitucional "Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia no Século XXI"
Data: até o dia 12 de dezembro.
Mais informações leia o edital (acesse aqui)
Inscrição aqui.

Texto: Divulgação