Página inicial > Ultimas Notícias > X Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação ocorre nos dias 11 e 12 de dezembro

• Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 15h27

EScola de Aplicação

A Escola de Aplicação da UFPA, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex), realizará a 10ª edição do Fórum de Pesquisa e Extensão nos dias 11 e 12 de dezembro. O objetivo do evento é divulgar o resultado de projetos na área do ensino, da pesquisa e da extensão, com o tema "A produção de conhecimento na Educação Básica". As inscrições estão abertas para ouvintes e para apresentação de trabalhos.

“Como se trata de um evento promovido pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação, que oferta a educação básica, nada mais sensato do que promover esse encontro com o intuito de debater, divulgar e, quem sabe, colocar em prática nas escolas da Educação Básica o que está sendo estudado e experimentado por docentes/pesquisadores”, afirmou a professora doutora Margarida Cunha Gordo, uma das coordenadoras do evento.

Programação - A programação do evento contará com mesa-redonda, palestras, oficinas, programação cultural e lançamento da Série Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão. As abordagens serão em torno dos seguintes eixos temáticos: Educação Especial/Inclusiva; Meio Ambiente, Cidadania e Mundo; Arte, Cultura e Corpo; Ciências e Tecnologias; Práticas Pedagógicas, Currículo e Avaliação na Educação Básica e Gênero, Sexualidade e Educação.

Entre as oficinas ofertadas, há temáticas diversas que tratam desde o uso de tecnologias, instrumentos musicais e quadrinhos no ensino, até formas e metodologias para se trabalhar a inclusão de alunos com TDAH e PCDs. Segundo a professora Margarida Cunha Gordo, “a escolha dessas oficinas se deu principalmente por conta de que, na Escola de Aplicaçã, há uma Coordenação de Inclusão e um Grupo de Pesquisa que tratam do tema da Educação Especial, que conhecem e estudam as demandas desse público, tanto na Escola de Aplicação quanto fora dela, bem como da necessidade de formação continuada aos docentes.”

Inscrições - O evento é direcionado aos acadêmicos, aos pesquisadores, aos docentes e aos discentes que pesquisam a educação básica. As inscrições para ouvintes seguem até o dia 10 de dezembro de 2018. Já a submissão de trabalhos se encerrou em novembro. As inscrições devem ser realizadas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e com o preenchimento do formulário que está no edital.

X Fórum da Coordenação de Pesquisa e Extensão
Data: 11 e 12 de dezembro.
Local: Escola de aplicação da UFPA
Acesse aqui o Edital.
Erratas acesse aqui e aqui.

Texto: César Filho - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes