Página inicial > Ultimas Notícias > Novos dirigentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA tomam posse

Novos dirigentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA tomam posse

• Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 15h52

CAPA Posse Fau FOTO NAYANA BATISTA 30

Uma nova diretoria tomou posse na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA), no último dia 3 de dezembro. Luiz de Jesus Dias da Silva e Roberta Menezes Rodrigues assumiram, respectivamente, a direção e a vice-direção da Faculdade. A transmissão de cargo foi realizada no auditório da FAU, em meio a discursos sobre as conquistas recentes e objetivos para o futuro, em um novo cenário político no País.

Posse Fau FOTO NAYANA BATISTA 12Além dos novos diretores, a solenidade de posse reuniu o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o diretor geral do Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA), Newton Sure Soeiro; o antigo diretor da FAU Fabiano Paes de Andrade e o vice-diretor anterior Jorge Leal Eiró da Silva. Também estiveram presentes à cerimônia o deputado federal Edmilson Rodrigues; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Belém, José Paes Filho;  o coordenador do Fórum Landi, Flávio Nassar; a presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Planejamento da OAB, Maria Cláudia Bentes; e a  representante da Comissão de Regularização Fundiária da UFPA, Miriam Cardoso.

Ao iniciar a solenidade, o ex-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo professor Fabiano Paes de Andrade agradeceu a todos que colaboraram com sua diretoria nos últimos anos e desejou à nova diretoria “uma gestão bem profícua, já que existem muitos percalços no caminho e é importante estar preparado.”

Posse Fau FOTO NAYANA BATISTA 26O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu à gestão anterior pelo trabalho realizado e incentivou a nova direção a continuar agindo em prol da educação pública de qualidade. “Mesmo com uma conjuntura adversa nos últimos dois anos, a Universidade Federal do Pará continuou avançando, conquistando melhorias, não só acadêmicas como também sociais. Nosso empenho e compromisso com a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade permanecem, assim como a confiança de que, com a mobilização de toda da comunidade, conseguiremos superar dificuldades que eventualmente apareçam”, ressaltou Emmanuel Tourinho. O reitor também falou de iniciativas para qualificar o ensino de graduação na UFPA, incluindo a flexibilização curricular e o Programa LabInfra, que financia a instalação e a modernização de laboratórios de ensino.

Posse Fau FOTO NAYANA BATISTA 6Nova Diretoria - Ao assumir a direção, o professor Luiz de Jesus Dias da Silva falou sobre as principais metas na nova gestão, como a aprovação do novo projeto pedagógico; a consolidação do pilar extensão, junto ao ensino e à pesquisa; a potencialização de feitos já em andamento, manutenção do funcionamento do núcleo docente estruturante, ocupação do chalé de ferro e atividades de extensão do Fórum Landi; a implantação do novo curso de Conservação e Restauro no prédio dos Mercedários e o apoio ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, que teve o doutorado aprovado recentemente.

A nova vice-diretora, Roberta Menezes Rodrigues, aproveitou o momento para falar sobre a importância de todos trabalharem em conjunto para que a faculdade continue a crescer e a desenvolver serviços em prol da sociedade. “Todo esse conjunto de iniciativas, conquistas e desafios deve animar e incentivar, para que, com criatividade,  companheirismo e compromisso de todos, seja possível ampliar o papel da FAU de contribuição para a sociedade e reafirmar, a cada dia, a UFPA como um espaço e veículo de inclusão social, tolerância e educação”, afirmou.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista