Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA recebe Medalha de Honra ao Mérito da Educação da Assembleia Legislativa

• Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 15h20

CAPA Medalha alepa 2

A Assembleia Legislativa do Pará prestou homenagem, no dia 4 de dezembro, a várias personalidades, cujo trabalho tem contribuído para o desenvolvimento e a consolidação da educação no Estado do Pará, com a outorga de uma Medalha de Honra ao Mérito da Educação, instituída por meio de lei proposta pelo Deputado Airton Faleiro. Esta foi a primeira vez em que a Comenda foi outorgada. Entre essas personalidades agraciadas, estavam os reitores da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho; da Universidade Federal Rural da Amazônia, Marcel do Nascimento Botelho; da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Estado do Pará, Maurílio de Abreu Monteiro, entre outros.

Medalha alepa 3O deputado Márcio Miranda iniciou a sessão solene de homenagem destacando o papel imprescindível que os professores têm na educação. O deputado Aírton Faleiro, mentor da Comenda, discursou destacando que os professores são fundamentais para a formação de pessoas não somente para o sentido técnico, mas também para a vida.

O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, foi escolhido para discursar em nome de todos os homenageados e, agradecendo a oportunidade, disse que o fazia não somente em seu nome, mas também em nome de todas as instituições e comunidades representadas, uma vez que entendia se tratar a Comenda de uma homenagem não individual, mas institucional. Ressaltou que a educação é o caminho para a construção de uma nação de cidadãos. Uma educação inclusiva, para todos, para a cidadania.

As universidades públicas do Brasil, ressaltou o reitor, são instituições não apenas vocacionadas ao ensino. Elas fazem pesquisa, extensão e ofertam uma gama enorme de serviços à comunidade, com cursos, assessorias e interações com os governos municipais e estaduais. As instituições públicas também interagem com os movimentos sociais e trabalham com o setor industrial para que este incorpore a ciência feita nas universidades.

Medalha alepa“As universidades públicas servem a um projeto de sociedade soberana, inclusiva e cidadã. Diariamente, as universidades produzem o conhecimento de que o Brasil precisa para se tornar uma nação soberana, dona de seu próprio destino. Sem ciência, sem conseguir gerar soluções para os seus problemas, sem conseguir autonomamente aproveitar as suas próprias riquezas, não haverá futuro para o Brasil”, afirmou o reitor.

A homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, com a outorga da Comenda de Honra ao Mérito da Educação, foi ainda apontada como oportuna no atual cenário de ameaças às universidades públicas. “As universidades públicas fazem parte do patrimônio da sociedade brasileira e em nenhuma hipótese podem ser colocadas em risco. Elas são uma conquista de todos nós. Quando falamos que as universidades públicas estão ameaçadas, não estamos falando de uma ameaça para quem trabalha na universidade, estamos falando de uma ameaça a um projeto de sociedade que garanta direitos a todos os cidadãos”, lembrou Emmanuel Tourinho.

Texto e fotos: Divulgação