Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Tecnologia de Pequim seleciona estudantes brasileiros para bolsas de mestrado e doutorado

• Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 15h26

20120707161603831639O Instituto de Tecnologia de Pequim (Beijing Institute of Technology – BIT) vai selecionar estudantes brasileiros para três bolsas de estudos China Scholarship Council (CSC) em programas de mestrado e doutorado que se iniciam em 2019. Os interessados devem escolher o programa que mais lhe agrada, podendo ter aulas ministradas em inglês ou chinês, e realizar a inscrição on-line até o dia 31 de dezembro, conforme o edital.

O BIT é uma das principais universidades públicas da China e concentra-se em programas de engenharia. O objetivo de oferecer as três bolsas China Scholarship Council a estudantes brasileiros é promover os programas do Instituto de Tecnologia de Pequim e cumprir com as parcerias internacionais.

A parceria com a instituição chinesa já é um resultado da visita à China realizada, no mês de novembro, por representantes do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de oito universidades federais brasileiras, da qual o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, também participou.

Programas – A bolsa do CSC cobre a taxa de matrícula, acomodação, seguro médico e gastos mensais (CNY 3.000 para mestres e CNY 3.500 para PhDs) e será oferecida durante toda estada no Instituto, no período dos programas de mestrado (2 anos) e doutorado (4 anos). A tarifa aérea não é coberta.

Como o BIT se concentra em programas de engenharia, quem se candidatar aos seguintes programas, ministrados em inglês, terá maiores chances de ser selecionado: Aeronáutica e Ciência Espacial e Tecnologia; Engenharia Mecânica; Ciência da Computação e Tecnologia; Controle de Ciência e Engenharia; Ciência e Tecnologia Eletrônica; Engenharia e Tecnologia Química; Química; Ciência e Tecnologia do Armamento; Segurança, Ciência e Engenharia e Direito.

Todos os programas disponíveis estão listados no Livro de Admissão de 2019. Todos os programas podem ser ministrados em chinês, para ambos os níveis, e em Inglês para os estudantes de doutorado.

Requesitos – Com relação aos programas em inglês, alunos que não possuem esse idioma como nativo são obrigados a fazer o Teste de Inglês como Língua Estrangeira - TOEFL (pontuação mínima: 85) ou o Academic International Testing System Inglês - IELTS Acadêmico (pontuação mínima: 5,5).

Quanto aos programas de ensino em chinês, é necessário que o candidato seja aprovado no exame HSK 5, cujo certificado é um dos materiais de aplicação essenciais.

Inscrição – Para se candidatar, é necessário preencher o Formulário de Inscrição Preliminar, disponível no edital, e enviá-lo ao endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 31 de dezembro de 2018. Alunos de qualquer área podem se inscrever.

Depois de receber o Formulário de Inscrição, o instituto entrará em contato com os candidatos qualificados para informar os procedimentos de matrícula, que incluem duas rodadas de revisão e uma entrevista on-line por vídeo.

Os nomes dos estudantes selecionados, bem como o programa a que foi direcionado serão divulgados em meados de janeiro, quando toda a pré-admissão estiver concluída.

Mais detalhes estão disponíveis no Livro de Admissão.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução/ Google