Coordenadores de projetos de Instituições de Ensino Superior contemplados no Procad participam de seminário
Coordenadores de projetos de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa contemplados no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad-Amazônia/2018), da Capes, participaram, esta semana, de um seminário para a elaboração de indicadores de avaliação das ações propostas para o fortalecimento do sistema de pós-graduação na Amazônia. O evento foi realizado no auditório do Centro de Capacitação da Universidade Federal do Pará (Capacit/UFPA), no Campus Guamá, em Belém.
O Prograd Amazônia é resultado de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Fórum de Reitores da Região Norte, cujo objetivo é melhorar a qualidade dos programas com nota 3, por meio de incentivos no âmbito da cooperação com programas consolidados, incluindo bolsas de pós-doutorado, auxílio deslocamento, auxílio moradia e professor visitante.
“Este contato direto dos pesquisadores com a equipe da Capes que vai acompanhar a execução dos projetos certamente ajudará a alcançar os resultados projetados. De nossa parte, faremos o possível para corresponder à expectativa da Capes com esta política diferenciada de investimento nas instituições da Amazônia”, declarou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho. O reitor também falou sobre a necessidade de um programa novo para fomentar a internacionalização da pós-graduação na Amazônia. “A Capes compreende essa necessidade, e temos a expectativa de que as iniciativas do Procad e do PVNS serão complementadas com um programa de internacionalização”, apontou o reitor.
De acordo com o diretor substituto da Diretoria de Programas e Bolsas da Capes, Adalberto Carvalho, o Edital Procrad foi desenhado para incentivar a mobilidade acadêmica entre Programas de Pós-Graduação, e a ele está associado o Edital do Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS-Amazônia), que oferta uma bolsa com maior valor, destinada a professores com experiência consolidada, os quais poderão contribuir com suas expertises nos projetos desenvolvidos para atender à região.
“O seminário é um momento importante dos Projetos Procad, porque nós iniciamos com a perspectiva de avaliação e monitoramento das ações. A ideia é construir com os próprios coordenadores uma metodologia de avaliação que nos permita identificar indicadores de medicação da evolução e de impacto desses projetos na pós-graduação”, afirmou.
Projetos aprovados – O Pará teve o maior número de projetos aprovados no Edital Procad, com o total de 26, seguido do Maranhão com 18 e do Amazonas com 16 projetos. A UFPA, por meio de seus Programas de Pós-Graduação, aprovou 30 projetos no formato de redes de cooperação em ensino e pesquisa no Procad-Amazônia/2018. Desse total, 14 projetos são coordenados por PPGs da Universidade, e nos demais, a UFPA atua em parceria com programas de outras instituições de diversos Estados.
Os coordenadores de PPGs da UFPA com propostas aprovadas estão vinculados a diversas unidades da Instituição, aos campi de Altamira, Bragança, Cametá, Castanhal e Tucuruí, ICS, ICSA, IFCH, ITEC, NEB e NTPC. Os projetos em parceria com outras instituições representam a participação das seguintes unidades/campi de Castanhal, ICB, ICED, ICEN, ICJ, ICSA, IFCH, ILC, ITEC, NEO e NMT.
De acordo com o edital, três instituições participam de cada proposta, assim cada um dos 30 PPGs da UFPA, seja proponente, seja associado, estará em intensa atividade nas redes de cooperação com outros PPGs sediados em instituições de diversos Estados no Brasil. Destaca-se, ainda, a participação dos Programas de Pós-Graduação sediados nos demais campi e dos demais programas nota 3, na expectativa de que as propostas aprovadas sejam oportunas para o incremento do conceito dos cursos de mestrado e para a abertura dos doutorados.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes
Redes Sociais