Novo formato de Relatório de Gestão será implementado na UFPA
Um novo formato de relatório de gestão passará a ser implementado na Universidade Federal do Pará em 2019. As orientações para a elaboração do documento foram apresentadas durante o VII Encontro sobre Relatório de Gestão da UFPA, realizado no dia 7 de dezembro, no auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia, no Campus Guamá, em Belém.
A programação, que ocorre anualmente, é direcionada aos dirigentes das unidades, aos coordenadores das Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) e aos responsáveis pela consolidação dos Relatórios Anuais de Atividades.
O encontro é promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan/UFPA) e organizado pela Diretoria de Informações Institucionais (DINFI), com a finalidade de preparar as unidades para a elaboração e a consolidação dos Relatórios de Atividades, bem como apresentar os principais indicadores de avanços na gestão, a partir dos dados enviados à Proplan.
A programação foi aberta pelo reitor Emmanuel Tourinho e pela pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges. Eles deram as boas-vindas aos participantes e falaram da importância da consolidação das informações de cada unidade para compor o Relatório Anual de Gestão da UFPA.
Em seu pronunciamento, o reitor anunciou a aprovação de mais três cursos de pós-graduação pela Capes, dois doutorados (em Agriculturas Familiares e em Desenvolvimento Local na Amazônia) e um mestrado (em Ciências do Movimento Humano). Para o reitor a aprovação representa mais uma conquista que materializa o propósito institucional de manter uma agenda positiva, de avanços acadêmicos e científicos da Universidade.
“Os resultados que temos alcançado são fruto do trabalho de todos que fazem a UFPA, de todas as unidades. Temos dado um salto de qualidade importante em um momento em que é fundamental mostrar para a sociedade o que a UFPA faz, como ela é eficiente e como cumpre a sua missão. Agora, isso tudo precisa ser traduzido na informação que é disponibilizada para a populção. O relatório de gestão é parte desse esforço de consolidação dos dados que são fundamentais para que certos setores da sociedade compreendam o que nós realizamos.”
A proposta de tornar a informação ainda mais acessível à compreensão da sociedade surge justamente com o novo formato de elaboração do relatório de gestão apresentado na Decisão Normativa do TCU nº 170, de 19 de setembro de 2018, que adota uma Estrutura Internacional de Relato Integrado, desenvolvida pelo IIRC (Internacional Integrated Reporting Council). O novo formato foi apresentado aos participantes durante o VII Encontro. As orientações sobre o novo documento foram dadas pela diretora de Informações Institucionais (DINFI), Jaciane do Carmo.
“O Relato Integrado é um novo formato de elaboração do relatório de Gestão. O Tribunal de Contas da União vem buscando, nos últimos anos, aperfeiçoar o modelo de prestação de contas para que o gestor apresente os resultados da sua administração de uma maneira mais clara, objetiva. Além de prestar contas com os órgãos de controle, o documento atende ao conhecimento da sociedade”, explica.
A pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges, acredita que o Relatório Anual de Gestão 2018 apontará novamente para o crescimento institucional e cita alguns indicativos. “A UFPA vem trabalhando nesse processo de qualificação dos cursos de graduação e de pós-graduação, então, com certeza, nós vamos ter um índice geral de cursos melhor, em comparação com o do ano anterior. Também apontamos o crescimento em relação à inclusão de alunos indígenas, quilombolas e PCDs. Eu acredito que a nossa taxa de sucesso da graduação continue sendo uma das melhores entre as universidades brasileiras, além do índice de crescimento em relação à qualificação do nosso corpo docente.”
Elaboração e Avaliação do PDU – Durante o encontro, os participantes receberam orientações para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs), os quais devem estar alinhados aos objetivos estratégicos do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Também houve orientação quanto à utilização do Sistema de Registros de Atividades Anuais (SisRAA) como ferramenta de monitoramento dos PDUs.
A importância da construção do PDU foi reforçada na palestra do diretor de Planejamento (DIPLAN), Carlos Max Miranda, que realiza com a sua equipe, desde 2012, um trabalho de sensibilização dos gestores. “É importante evidenciar que a ação de cada unidade da UFPA contribui para que a gente cumpra a nossa missão e atinja a nossa visão institucional. Hoje é com muita alegria que observamos que grande parte das unidades já possuem o seu PDU e paulatinamente vem crescendo a adesão a essa metodologia de trabalho, valorizando cada vez mais o planejamento para a execução das ações.”
Prazos de envio dos Relatórios – A Proplan estipulou dois prazos para o envio dos documentos, referentes ao ano base de 2018. Para as unidades que apresentam itens específicos para o Relatório de Gestão, o prazo é até 11 de janeiro e, para as demais, encerra-se dia 31 de janeiro de 2019.
Após a consolidação das informações enviadas pelas unidades, a Proplan vai apresentar o Relatório Anual de Gestão da UFPA, que é peça-chave da prestação de contas da Instituição, em reunião do Conselho de Administração da Universidade (Consad), previsto para ocorrer no início do próximo ano. Após a apreciação e a aprovação do Conselho, o documento deverá ser encaminhado, até o dia 31 de março, para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes
Redes Sociais