Página inicial > Ultimas Notícias > Aluno de Direito da UFPA é contemplado no 29º Prêmio Jovem Cientista

Aluno de Direito da UFPA é contemplado no 29º Prêmio Jovem Cientista

• Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 15h16

Jovem Cientista

Dezembro de 2018 iniciou-se com a premiação do 29º Prêmio Jovem Cientista, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Roberto Marinho. Entre os participantes, estava Jeferson Almeida, aluno da Faculdade de Direito da UFPA, o qual foi premiado em terceiro lugar na categoria “Estudante de Graduação”, com uma pesquisa que aborda conflitos socioambientais em Unidades de Conservação da Natureza. A cerimônia ocorreu em Brasília, no Palácio do Planalto, nos dias 4 e 5 de dezembro.

Desde que ingressou na graduação, Jeferson se dedica à pesquisa na área do Direito Socioambiental por acreditar no potencial do País para resolver grandes problemas por meio da ciência. O Prêmio Jovem Cientista existe desde 1981, e, até então, apenas seis contemplados eram paraenses. Além de dar visibilidade para os pesquisadores, o Prêmio também reconhece a importância dos seus trabalhos para a transformação social.

“Sempre acreditei na pesquisa como um dos fortes pilares da Universidade. Receber o prêmio jovem cientista confirma que estou no caminho certo, pois, desde que ingressei na graduação, me dediquei à pesquisa na área do Direito Socioambiental e pretendo continuar nesse caminho. O reconhecimento também é importante, porque confere visibilidade a um assunto tão importante na Amazônia, o direito das populações tradicionais inseridas em conflitos socioambientais na região do Marajó”, conta o estudante da UFPA.

A premiação consistiu em 12 mil reais e uma bolsa de mestrado do CNPq por dois anos. Jeferson é concluinte do curso de Direito e pretende investir o dinheiro em sua formação, assim como continuar a pesquisa no mestrado, com o incentivo da bolsa.

Jovem Cientista 1Prêmio Jovem Cientista - Instituído em 1981, o prêmio visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. “No Brasil, temos muitos jovens que se dedicam à pesquisa  e acreditam no potencial do País para resolver grandes problemas através da ciência. A iniciativa do Prêmio Jovem Cientista, além de dar visibilidade para esses pesquisadores, também reconhece a importância dos seus trabalhos para a transformação social. O prêmio sempre foi, para mim, grande inspiração”, comenta Jeferson.

O Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a primeira Instituição Federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação e pioneira na concessão de prêmios no Brasil. A premiação conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil.

A pesquisa - Desenvolvida na Clínica de Direitos Humanos da Amazônia da UFPA, a pesquisa realizada por Jeferson Almeida busca por mecanismos que protejam o meio ambiente e suas espécies, e analisa a relação entre a proteção ambiental e o respeito aos direitos territoriais das comunidades tradicionais. Essas comunidades estão envolvidas em um conflito socioambiental, motivado pela sobreposição de um parque estadual de proteção integral a um assentamento agroextrativista na região do arquipélago marajoara.

Orientado pelo professor José Heder Benatti, o trabalho destaca as diversas implicações sociais e ambientais em áreas protegidas enquanto as comunidades tradicionais não têm seus direitos territoriais respeitados, ou não são devidamente consultadas no processo de criação dessas áreas - como orienta a Convenção 169 da OIT, tanto na Amazônia quanto em outras partes do Brasil. “Precisamos manter áreas protegidas no Brasil, respeitando os direitos de quem verdadeiramente mantém a floresta em pé - os povos e as comunidades tradicionais”, ressalta Jeferson.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA