Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório da FaLEM oferta atividades complementares às aulas de Línguas

Laboratório da FaLEM oferta atividades complementares às aulas de Línguas

• Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 15h19

BA³ FALEM 2

Aprender outro idioma é um diferencial para a vida profissional, além de ser uma excelente oportunidade de ampliar os conhecimentos culturais e linguísticos de outros países. Para incentivar a aprendizagem de uma língua estrangeira, a Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma (BA³), um dos laboratórios da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FaLEM), oferece atividades que complementam as aulas de alemão, espanhol, francês, inglês, libras e português para estrangeiros.

A BA3 é o centro de autoacesso da FaLEM, no qual se busca desenvolver atividades que atraiam os estudantes da faculdade e de fora dela, oferecendo ajuda ao desenvolvimento das competências na língua estudada. O apoio é aberto a qualquer pessoa que apresente interesse em aprender alguma língua estrangeira ofertada pela UFPA. “A Base de Apoio é um espaço multifuncional em que se aprendem línguas estrangeiras de maneira alternativa à sala de aula”, explica Walkyria Magno e Silva, diretora do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA e coordenadora do laboratório.

Como funciona - A Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma torna-se diferente e interessante por possuir uma variedade de atividades. “O projeto oferece materiais, equipamentos, dicas de estudo, jogos, aconselhamento em aprendizagem de línguas e atividades programadas. Neste ano, já foram oferecidas cerca de 40 atividades”, contou a coordenadora.

As atividades são conduzidas por professores, bolsistas e estudantes voluntários da Universidade. Os horários dependem da disponibilidade dos envolvidos na administração do espaço, mas geralmente se concentram no período da tarde. As atividades são oferecidas em diferentes horários e locais, e o participante  deve consultar as mídias sociais da BA³ (@ba3ufpa)  para saber os detalhes.

Breve história: A BA3 originou-se de um projeto de pesquisa e, há mais de dez anos, vem trabalhando no incentivo e desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de línguas adicionais dos alunos da FaLEM, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Em 2007, a Base recebeu o Prêmio TOEFL Grants and Awards Committee, o qual proveu o espaço de material formado por livros de Linguística Aplicada e ideias práticas para sala de aula.

Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma BA³
Facebook: @ba3ufpa
Local: Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM)

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA