UFPA Campus de Abaetetuba promove evento e premiação artística
Com o objetivo de compartilhar atividades artísticas de discentes e docentes da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo do Campus de Abaetetuba, será realizado o “Puxirum das Artes”. O evento ocorre no dia 14 de dezembro, no Museu do Tocantins e no Ginásio de Esporte do campus. Além de atividades extensivas, também será entregue um prêmio como reconhecimento da UFPA/ Campus Abaetetuba aos artistas locais que compõem o território do Baixo Tocantins.
Em Tupi, “Puxirum” significa ajuntamento de um dia para realizar alguma tarefa. Os ribeirinhos tomaram esse significado como sendo um mutirão, atividade que tem por base a ajuda mútua no trabalho na comunidades. Trata-se, portanto, de um Mutirão das Artes promovido pelo Museu do Tocantins em parceria com a Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam).
O evento “Puxirum das Artes” vai apresentar produções dos discentes e dos docentes que receberam formação por meio das oficinas de Harmonização de Conceitos, ofertadas para a turma de Educação do Campo/2018-intensivo, com o objetivo de contribuir com esses discentes nos conteúdos disciplinares relacionados com a Língua Portuguesa, as Ciências Naturais, a Música, a Dança e com o Teatro.
Paralelamente, ao longo de duas semanas, desenvolvem-se atividades extensivas, com culminância prevista para o dia 14 de dezembro, possibilitando à criação artística um espaço para sua realização para o meio do intercâmbio entre artistas e comunidade acadêmica.
“Trata-se de um momento festivo por onde a Fadecam comemora sua institucionalização como mais uma unidade responsável pela formação, Cultura e Arte na região”, conta o coordenador do Museu do Tocantins, Jones Gomes.
Haverá também a entrega de um título simbólico, idealizado pelo Museu do Tocantins, “Prêmio Puxirum das Artes”, como reconhecimento da UFPA/ Campus Abaetetuba aos artistas locais pela criação e pelos desenvolvimentos das artes na região do Baixo Tocantins. Este ano, será entregue a três músicos do município de Abaetetuba.
“Creio no poder da arte e da cultura contra a desinformação e a barbárie, portanto retomar a importância de nosso patrimônio material e imaterial para o meio das exposições, da dança, do artesanato, da poesia ou do teatro a partir das referências de nossa paisagem, valores e modos de vida, traz à tona a necessidade de refletirmos sobre o papel de nossa cultura no mundo atual, e da gente como indivíduos inseridos neste mundo”, completa Jones.
Inscrição – O evento é direcionado a toda a comunidade acadêmica e do entorno do campus. As inscrições são realizadas no dia do evento, das 8h às 13h, assinando lista de presença e acompanhando a programação. Haverá emissão de certificados.
Programação – É composta pela Acolhida, realizada pelo Grupo Pérola do Tocantins; a abertura de exposição fotográfica, com a Fábrica de Sonhos; compartilhamento de harmonização de Conceitos/ tempo comunidade (colocação comum), com Ribamar Furtado; exposição das coleções de sementes, com a Turma de Agroecologia; Encontro da roda de capoeira (UFPA) e filhos do Quilombo; lançamento da 3ª Edição do Boletim Uaraci/ Grupo Matintando; performance de ritmos amazônicos, com a turma 2018/ ênfase Ciências Humanas; lançamento do Prêmio de reconhecimento: “Puxirum das Artes”; e o encerramento com Roda de Carimbó (Trovadores do Céu e Mestre Toti).
Serviço:
Puxirum das Artes
Data: 14 de dezembro de 2018
Local: Museu do Tocantins e Ginásio de Esporte da UFPA Campus de Abaetetuba
Hora: 7h30 às 13h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais