Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário leva conhecimento sobre inovação e propriedade intelectual
Início do conteúdo da página

Seminário leva conhecimento sobre inovação e propriedade intelectual

  • Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 15h23

biotec

O fortalecimento das empresas locais, universidades e comunidades sobre o que é e como proteger invenções, marcas, desenhos indústrias e outros direitos de propriedade intelectual aprimora a possibilidade desses usuários em defender os interesses locais tendo em vista melhor distribuição de renda para a região.Pensando nisso é que a Organização Social BioTec-Amazônia realiza nesta quarta-feira, 12 de dezembro de 2018, no Auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), o Seminário Propriedade Intelectual e Inovação na Amazônia.

A ideia é disseminar conhecimento em propriedade intelectual por meio da realização do workshop. As inscrições estão disponíveis aqui. O evento é direcionado a empresários locais, comunidades tradicionais e meio acadêmico, inclusive os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), que possuem relevante e estratégico interesse no tema.

As matérias-primas da Amazônia podem ser fundamentais para o desenvolvimento de novos medicamentos, cosméticos, defensivos, super alimentos, dentre outras possibilidades, no entanto é necessário que haja pesquisa e desenvolvimento prévio para interpretar e entender a função de cada espécie para a indústria. “O amplo conhecimento em propriedade intelectual contribui para este cenário. Partindo dessas razões é que incluímos no debate discussões envolvendo patentes e marcas”, explica Luiz Ricardo Marinello, coordenador do evento e consultor técnico da BioTec-Amazônia.

Para Sheilla Melo, da Embrapa Amazônia Oriental, que coordena o evento com Marinello, os temas do seminário serão marcantes para os presentes no evento. “O seminário traz temas importantes, como propriedade intelectual, inovação e formas de financiamento e projetos inovadores para empresas, tanto dos representantes da Finep, que estarão sendo um dos palestrantes e estarão explicando as formas de financiamento, como também teremos especialistas falando de Blockchain. Outro tema também será as Patentes, ministrado pela coordenadora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial”, reforçou Sheila.

A programação conta com a presença do diretor-presidente da OS BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço; do titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Alex Fiúza de Mello; e do chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, Bruno Giovany de Maria. Também ministram palestras Claudia Magioli, coordenadora geral de Patentes, do INPI; Milton Lucídio Leão Barcellos, da Leão Propriedade Intelectual; Sheila de Souza Correa de Melo, da Embrapa – PA; Luiz Ricardo Marinello, consultor técnico da BioTec-Amazônia; Alexandre Garcia, da Mar Ventures; Mayra Castro, da Ajuri Desenvolvedora de Negócios; e Rodrigo da Silva de Lima, representante da Finep.

Serviço:
O Seminário Propriedade Intelectual e Inovação na Amazônia é um evento de propriedade intelectual, organizado pela BioTec-Amazônia e ocorre no dia 12 de dezembro de 2018, no Auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).
As inscrições ocorrem no site da OS e as vagas são limitadas.
As inscrições são gratuitas.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página