Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA promove IV Batalha de Bandas nesta sexta-feira, dia 14

Escola de Música da UFPA promove IV Batalha de Bandas nesta sexta-feira, dia 14

• Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 15h50

batalha das bandas iv

Chega à quarta edição a competição que elege, semestralmente, a melhor banda de alunos da Escola de Música da UFPA. A Batalha das Bandas, que já ocorreu em espaços como o Centro de Eventos Benedito Nunes (Hangarzinho) e o São José Liberto, ocorrerá pela primeira vez num local aberto, o Espaço Cultural Vadião, com o objetivo de alcançar maior interação com a comunidade universitária da UFPA. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 17h.

O espetáculo contará com a participação de quatro concorrentes, as bandas Meraki, Feira Moderna, Samaúma e 8 Band, as quais vão tocar repertório variado, incluindo música pop internacional, música brasileira e paraense.

Para avaliar as apresentações musicais, já foi escalado um time de profissionais da música, com destacada atuação no cenário da música popular de Belém. São músicos, cantores e produtores que estarão atentos aos aspectos técnicos e interpretativos das performances.

Realização - Embora levantar o troféu seja o objetivo maior dos participantes, o professor Adelbert Carneiro, que coordena o projeto e o colegiado de música popular da EMUFPA, entende que o valor maior está no processo de realização. "É importante ressaltar que a competição é a culminância semestral do curso de Música Popular e traz para o aluno uma condição profissional, por meio de uma estrutura de palco, sonorização, iluminação, júri técnico, apresentação ao vivo", garante o professor.

Certamente, em uma competição musical realizada em ambiente universitário, não é apenas a opinião dos jurados que importa, mas também a participação do público com aplausos e a torcida são de grande importância, motivos pelos quais as bandas já iniciaram suas campanhas nas redes sociais.

Curso técnico de Música Popular - A Escola de Música é a primeira instituição do Norte do País a ofertar a formação técnica de nível médio em Música Popular. Atualmente, são atendidos os instrumentos bateria, contrabaixo elétrico, piano, violão e canto popular. Os cursos estão entre os mais procurados da instituição no momento, especialmente o de Canto, que chega a receber centenas de inscrições nos processos seletivos, os quais ocorrem no encerramento de cada ano letivo.

A contrabaixista e cantora paraense Camila Barbalho é concluinte da primeira turma do curso de Música Popular. Por haver convivido com colegas vindos de realidades musicais totalmente diferentes da sua (igrejas, bandas marciais, outros), assim como professores cujas produções musicais ela já conhecia e admirava, além de ter explorado repertórios e práticas musicais totalmente novas no seu cotidiano, como orquestra e Big Band, Camila afirma ter vivido uma experiência transformadora. "Foi na Escola que eu entrei em contato com universos com os quais nunca dialoguei antes", afirma a artista.

Na Batalha das Bandas, como poucos, Camila já participou na condição de concorrente e também na de jurada, em edições diferentes. Entre as duas funções, acredita que a segunda é a mais difícil. "É complicado atribuir uma nota para um momento, um resultado, quando você sabe que há todo um processo envolvendo cada pessoa que está no palco. Uma responsabilidade enorme, mas também foi um grande exercício de me enxergar em cada colega que estava ali."

IV Batalha das Bandas da EMUFPA
Data: Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018