Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes e professores de Educação Física do Campus de Castanhal criam projeto para escolas públicas

• Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 15h05

projeto Educação Física Castanhal

Estudantes e professores do curso de Educação Física do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizarão, nesta sexta-feira, 14 de dezembro, o Projeto “Educação Física, Esporte e Escola: Cultura corporal e práticas pedagógicas para a formação humana”. O projeto ocorrerá na Escola Estadual Professor Antônio Marçal e na Escola Municipal Aristides Santa Rosa, ambas no município de Inhangapi, vizinho de Castanhal.

Um dos objetivos do projeto é levar a estudantes de escolas públicas experiências pedagógicas no âmbito da cultura corporal, especialmente nos campos de esportes, jogos, brincadeiras, dança e lazer. “Os estudantes do Ensino Fundamental terão a oportunidade de vivenciar experiências na área da Educação Física, no âmbito da cultura corporal, que dialogam com o processo ensino-aprendizagem deste nível de ensino”, disse o professor Antônio Valdir, diretor da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal da UFPA.

Importância acadêmica – Segundo o professor, esse tipo de ação é importante para a vivência dos estudantes do conteúdo do período letivo, além de exercitar a interdisciplinaridade. “A importância está na possibilidade de realizar uma extensão pensada a partir do currículo do curso, tendo como exercício o princípio da interdisciplinaridade”. O projeto também ocorrerá em outros municípios e escolas.

Programação A programação ocorrerá das 9h30 às 16h30 e incluirá diversas atividades: oficina de nutrição, natação em águas abertas, brincadeiras populares da primeira metade do século XX, oficina de dança, mostra de maquetes sobre biologia celular e oficina de luta para todos os alunos do Ensino Fundamental, vivências corporais, para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. alongamento e flexibilidade, e festival de jogos de rua para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, jogos populares e avaliação física para estudantes de 07 a 12 anos e “Conhecendo o Badminton”, para alunos de 10 a 16 anos.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/Google