Doutorado em Arquitetura da UFPA e da Universidade de Lisboa celebram convênio para dupla diplomação
Os professores José Júlio Lima, Roberta Menezes Rodrigues e Celma Chaves, representantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Pará, recepcionaram, com as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-Graduação e de Relações Internacionais, professoras Iracilda Sampaio e Marília Ferreira, os professores João Pardal Monteiro, Fernando Moreira da Silva, Hugo Farias, João Pedro Costa e Jorge Boueri, que estiveram em visita ao Norte e ao Nordeste do Brasil, no mês de novembro de 2018.
Em Belém, o principal objetivo da visita foi estabelecer contato com representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), com vistas ao estabelecimento de convênio de cotutelas entre os programas de doutoramento das duas instituições, o que daria aos estudantes inscritos em programas como esse, ao final de sua qualificação, a conquista de dois diplomas: um pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e outro pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Pará. Além de estabelecer o convênio, os professores portugueses desejavam conhecer os colegas brasileiros que poderão fazer parte de equipes de orientação ancoradas pelo convênio.
As duas equipes reunidas apresentaram, de um lado, a Universidade de Lisboa, a Faculdade de Arquitetura especificamente, e o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), bem como os Cursos de Doutoramento, os quais podem ser feitos em ritmos distintos – um intensivo e outro em fluxo regular, mas ambos similares e equivalentes, e de outro, a Universidade Federal do Pará, a Faculdade de Arquitetura, a demanda que há na área, o projeto do curso de doutorado recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A conclusão a que se chegou é de que as diferenças existentes nessas propostas se complementam, sendo possível e desejável o trabalho em conjunto.
A professora Iracilda Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, fez o importante anúncio, durante a reunião, quanto ao fato de este ser o primeiro convênio acadêmico internacional para elaboração de teses de doutoramento em cotutela, com vistas à dupla titulação e foi aplaudida tanto pelos professores europeus quanto pelos brasileiros. O Programa de Doutorado em Arquitetura da UFPA, recém-aprovado, dá um enorme passo, em seu início, no que se refere à internacionalização.
Texto: Marília Ferreira - Prointer
Foto: Reprodução/Google
Redes Sociais