Página inicial > Ultimas Notícias > Edição especial do “Roteiros Geo-Turísticos” visitará o bairro Cruzeiro em Icoaraci

• Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 14h19

CONVITE ROTEIRO ICOARACY

Neste sábado, 15 de dezembro, será realizada mais uma edição do Projeto Roteiros Geo-Turísticos, um projeto de extensão do Grupo de Pesquisa de Geografia e Turismo (GGEOTur) da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Com o objetivo de valorizar a memória sócioespacial e patrimonial, material e imaterial da capital paraense, por meio de roteiros turísticos temáticos, o Roteiro visitará o bairro Cruzeiro, no distrito de Icoaraci. A participação é gratuita e as inscrições  estão abertas.

Para a coordenadora do projeto, professora Maria Goretti Tavares, roteiros como o de Icoaraci possuem extrema importância para o reconhecimento do patrimônio material e imaterial. “Este Roteiro é de extrema importância para conhecer a potencialidade do patrimônio de Icoaraci”. A edição de Icoaraci é coordenada também por professores da Escola Bosque Eidorfe Moreira, com a participação de alunos do Ensino Médio e Graduação. Outras edições ocorreram também no Centro Histórico de Belém e em cidades como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Este roteiro também será significativo para afirmar a importância das atividades da Escola Bosque, que se encontra com ameaças de fechamento do Ensino Médio Técnico para o ano de 2019, conforme nota divulgada pelos docentes da escola que pode ser conferida aqui. O Projeto Roteiros Geo-Turísticos tem parceria com a Escola Bosque por meio de bolsa de iniciação científica a alunos monitores do Ensino Médio da escola.

Percurso – A programação se inicia às 8h30, no Pontão do Cruzeiro, na Orla de Icoaraci, e seguirá o seguinte trajeto: Pontão do Cruzeiro, Igreja de São Sebastião, Feira do Artesanato, Trapiche e Casario, Mercado, Casa do Poeta e Chalé Tavares Cardoso, Foto SIMA e Estação Pinheiro.

Projeto – Criado em 2011, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos foi premiado nacionalmente pelo IPHAN, na 29º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação de iniciativas do setor público, do setor privado e das comunidades. Os Roteiros são caminhadas ao ar livre, orientadas por educadores e educandos, no intuito de valorizar a memória, os costumes, as artes e os espaços urbanos como patrimônio histórico-cultural paraense.

Roteiro Geo-Turístico Olhares da Memória
Local: Pontão do Cruzeiro (Orla de Icoaraci)
Data: 15 de dezembro
Hora: Às 8h30