Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão Foucault e as Novas Questões da Educação realiza 2ª Jornada em Bragança

• Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 15h16

Jornada Foucault

Como parte da programação final do Projeto de extensão Foucault e as Novas Questões da Educação, será realizada, no Campus da UFPA em Bragança, no dia 17 de dezembro, a 2ª Jornada Extensionista do Grupo de Estudos Foucaultianos e Educação (GEFE). Discutindo a análise do discurso em Michel Foucault e os problemas contemporâneos da Educação, o evento ocorre das 8h30 às 12h30, no Auditório Maria Lúcia Medeiros.

O evento do GEFE busca difundir e debater pesquisas sobre temas educacionais contemporâneos que se ancoram nas ferramentas teórico-metodológicas de Michael Foucault, para problematização e análise de objetos relacionados ao campo do currículo, formação de professores, políticas educacionais, práticas educativas e de avaliação.

A coordenadora do projeto, Maria Gorete Rodrigues Cardoso, explica que, para a área da Educação, o pensamento inquietante e subversivo de Michael Foucault tem possibilitado uma consistente produção teórica, que procura enfrentar a análise dos fenômenos educacionais numa perspectiva menos prescritiva, determinista e objetiva, para buscar entender como os processos e as práticas educacionais são produzidos num determinado contexto histórico e social.

“Em vez de lastimar o papel que a educação exerce no processo de disciplinarização do sujeito moderno, o pensamento foucaultiano nos possibilita buscar na arqueologia e na genealogia dos discursos educativos as suas condições de emergência e dispositivos que as tornaram estratégias de sequestro. Também nos possibilita pensar a Educação como prática do cuidado de si, fazer o homem/mulher olhar para si mesmo”, completa.

Segundo a professora, receber na jornada pesquisadores de diferentes áreas é importante para perceber a repercussão desses estudos na Educação, sobretudo no debate de temas como “a relação de poder na construção de discursos e saberes que instituem ‘regimes de verdade’ no campo do currículo e das práticas educativas, e a abordagem da diferença em questão de corpo, sexualidade, gênero, racismo, dentre outras temáticas da Educação na contemporaneidade.”

GEFE - O Projeto Foucault e as Novas Questões da Educação foi desenvolvido no Campus Universitário de Bragança, no ano de 2018, pelo Grupo de Estudos Foucaultianos e Educação, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA). É coordenado pela professora Maria Gorete Rodrigues Cardoso, da Faculdade de Educação, do Campus Universitário de Bragança. Tem como bolsista o discente de Pedagogia Christóvam da Silveira Pamplona Neto, também professor da Educação Básica na área de Biologia.

Programação – É composta por mesa-redonda com os professores Ernani Pinheiro Chaves, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPA); Jadson Garcia Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI/UFPA); e Joel Cardoso, do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA).

Inscrição – Direcionado aos discentes  e aos docentes de graduação e pós-graduação do Campus de Bragança, além de outros profissionais do campo da Educação e de áreas afins, o evento não exige inscrição prévia. É aberto a todos os interessados.

2ª Jornada Extensionista do Grupo de Estudos Foucaultianos e Educação
Data: 17 de dezembro de 2018