Página inicial > Ultimas Notícias > Resultados de trabalhos dos alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Teatro são vistos em exposição

• Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 15h28

Exposição IndumentáriaA Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará até o dia 23 de dezembro de 2018, no hall de entrada da ETDUFPA, uma exposição com os resultados dos trabalhos confeccionados pelos discentes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Teatro. A mostra é resultado da disciplina Indumentária, ministrada pelo professor Francisco Moreira (Beto Benone).

A exposição trata do trabalho prático realizado pela turma e tem como eixo indutor para esta atividade a concepção e a criação de um figurino para um personagem de textos escolhidos pelos próprios alunos. Os grupos escolheram textos e, a partir deles, selecionam um personagem que lhes agradam para a criação e a confecção prática.

Indumentária é uma disciplina que estuda os trajes e os estilos de vestuários utilizados em diferentes épocas, culturas e lugares. O discente, a partir dessas orientações, pesquisa elementos de natureza histórica e cultural que possibilitem a seleção de componentes característicos e marcantes para a orientação de projetos de figurino.

O objetivo é a criação de uma indumentária que apresente características da personagem, sejam elas social, cultural, físicas, psicológica, de lugar, de tempo etc. e relacioná-las a um determinado período histórico visto no decorrer do curso.

“A atividade torna-se um exemplo prático para os futuros professores em sala de aula, e aqui optamos pela ideia de não existência de materiais a ser oferecidos para o professor pela escola, e a sua confecção deve ser de materiais alternativos. Aqui, todos os grupos construíram seus figurinos com materiais de diversos tipos, alternativos, encontrados pela rua ou mesmo em desuso em suas casas”, comentou o professor Beto Benone.

Exposição Indumentária
Horário para visitação: das 9h às 18h
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA - Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal - Belém/PA.
Entranda franca.

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA