Página inicial > Ultimas Notícias > Engenheiro e pesquisador Gervásio Cavalcante recebe o título de Professor Emérito

• Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 15h19

GG placa itec boa

O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, vai entregar nesta quinta-feira, 20,  às 15h,  na sala de reunião da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (SEGE), o título de Professor Emérito para o engenheiro, professor e pesquisador Gervásio Cavalcante, do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC-UFPA). A honraria foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em sua reunião realizada em 23 de agosto de 2018 e teve a sua origem proposta na Faculdade de Engenharias da Computação e de Telecomunicações (FCT) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE).

Gervásio Cavalcante é aposentado no nível de professor titular desde 18 de junho de 2015, em função de limite de idade, e permanece na Instituição como professor colaborador. O título de Professor Emérito é considerado uma das maiores honrarias no meio acadêmico.  Para o professor doutor João Weil, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do ITEC, a outorga concedida referencia uma vida dedicada à Educação como professor universitário, pesquisador e orientador que sempre trabalhou em equipe e buscou o melhor para UFPA e os seus discentes.

O professor Gervásio Cavalcante cursou a graduação em Engenharia Eletrônica na antiga Escola de Engenharia, entre as décadas de 1960 e 1970. “São anos dedicados à produção de conhecimentos e desenvolvimentos de novas tecnologias, tendo liderado a criação dos cursos de Engenharia da Computação e de Engenharia de Telecomunicações, além de ter sido diretor da Faculdade de Engenharia da Computação em duas oportunidades”, recorda João Weil.

Gervásio Cavalcante 373x212Inovação -   Gervásio Cavalcante criou, ainda, o Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA), o primeiro laboratório de pesquisa da Engenharia Elétrica que permitiu aglutinar alunos e pesquisadores em atividades de pesquisa e extensão na Amazônia.  Criou também o Laboratório de Computação e Telecomunicações (LCT), que coordena até hoje. Liderou e participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, sendo o curso de mestrado criado em 1986 e o de doutorado em 1998, entre outros avanços.

Em sua carreira acadêmica, ministrou mais de trinta disciplinas entre a graduação e a pós-graduação. Orientou nove teses, 23 dissertações, 31 trabalhos de conclusão de curso e acompanha 25 discentes em iniciação científica.  Supervisiona dois estágios de pós-doutorado e, como colaborador, orienta 12 alunos de doutorado, além de formar diversos professores atuantes na UFPA ou que trabalham em outros segmentos públicos ou privados da Região Amazônica, da Federação brasileira e no exterior.

Alegria -  Para Renato Francês, professor do Instituto de Tecnologia da UFPA, além da dedicação de mais 40 anos de sua existência para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, dos serviços universitários e das políticas públicas com excepcional relevância para o Estado do Pará, a Amazônia e o Brasil, Gervásio Cavalcante tem um perfil humanista incomensurável. “É um professor, poeta, escritor de peças teatrais, músico, pai e amigo. Foi o criador do coral do Instituto de Tecnologia da UFPA e integra, como baixista, o Clube do Camelo, grupo musical criado formalmente em 1989 e composto por engenheiros, médicos, advogados, jornalistas e economistas. “Gervásio tem a capacidade plural de aglutinar docentes, técnicos, servidores, pesquisadores, estudantes e amigos num pleno e amplo exercício educacional para compartilhar saberes e cidadania. A entrega do título é o reconhecimento e o coroamento merecido de mais uma etapa da vida deste brilhante professor que continua nos ensinando até aos dias de hoje”, comemora Renato.

Texto e fotos: Divulgação ITEC

­­­­­­­­­­­­­­