Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da Escola de Teatro e Dança da UFPA encenam texto de Chico Buarque e Paulo Pontes
Início do conteúdo da página

Alunos da Escola de Teatro e Dança da UFPA encenam texto de Chico Buarque e Paulo Pontes

  • Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 15h04

Gota Dagua 2Consagrada na dramaturgia brasileira, a peça Gota D’água estará em cartaz do dia 19 ao dia 23 de dezembro, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, apresentada por estudantes da UFPA. Escrita por Chico Buarque de Holanda e por Paulo Pontes, o texto de 1975 será dirigido por Marluce Oliveira e Paula Santana, e será encenado pelos estudantes do segundo ano do curso técnico de Teatro da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).

Gota D´água adapta a tragédia grega de Eurípedes e traz o mito de Medeia para o contexto da realidade brasileira da década de 1970. A história se passa no Rio de Janeiro, no período do AI 5 (o mais duro dos atos institucionais implantados pela ditadura militar) e retrata, muito além da malandragem carioca, as questões de classe, a pobreza, o poder e outras temáticas presentes e demonstradas em cada personagem dessa Medeia moderna.

Gota DaguaA obra original, que teve cenas censuradas pelo regime militar, possui um forte discurso político, mostrando o desespero, a dor, a execução de vingança de uma sociedade que está, como o próprio nome do texto diz, a uma “Gota D´água” — a um passo de transbordar e de explodir. Muito disso é nítido na personagem Joana, mulher forte, que é a representação de um povo sem casa, sem chances e sem a voz que lhe resta, e também em Egeu, o mestre e paizão da Vila do Meio Dia (cortiço onde a história se passa).

Dono de uma oficina de conserto de aparelhos, Egeu representa a luta de classes, por ser o responsável por engajar e convencer os outros moradores da vila a se unirem contra os abusos do empresário Creonte Vasconcelos, bicheiro que traduz o poder e a ganância. Egeu é o representante dos operários em um país governado por militares e em um mundo no contexto de disputa entre socialismo e capitalismo, na Guerra Fria.

A adaptação Gota D´água - A voz que me resta conta com um elenco de mais de 20 atores, estudantes de Teatro, que estão concluindo o curso. A montagem é produzida e assinada também por estudantes dos cursos técnicos de figurino cênico e de cenografia da ETDUFPA.

Serviço:
Gota D’água – A voz que me resta
Dias: 19, 20, 21, 22, 23 de dezembro
Sessões: às 18h30 e às 20h30
Ingressos: 10 reais, com meia entrada para estudantes
Classificação: 12 anos
Local de apresentação: Teatro Cláudio Barradas, Rua Jerônimo Pimentel, Bairro Umarizal, nº 547 – Belém / PA

Texto e fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página