Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Egresso do PPG em Ciências Ambientais da UFPA recebe Prêmio Capes de Tese 2018
Início do conteúdo da página

Egresso do PPG em Ciências Ambientais da UFPA recebe Prêmio Capes de Tese 2018

  • Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 14h44

LucianoCerejo

Na última quinta-feira, dia 13 de dezembro, foi realizada em Brasília a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2018. Dentre os 49 trabalhos selecionados para receber o prêmio, está a pesquisa de Luciano Jorge Serejo dos Anjos, egresso dlo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA. Com o tema “Mudanças climáticas e a resiliência da floresta amazônica ao longo do tempo e espaço”, a pesquisa buscou investigar quais os possíveis efeitos das mudanças climáticas em curso sobre o ecossistema florestal amazônico.

Premiado na área de Ciências Ambientais do Prêmio Capes de Tese, Luciano dos Anjos, conta que receber o prêmio foi uma grande honra, tendo em vista que essa é a principal premiação da pós-graduação no país. “O fato de eu ter recebido o Prêmio Capes só reforça a tese de que é possível fazer ciência de qualidade na Amazônia, em uma universidade pública, e por um amazônida”, ressalta. A pesquisa contou com a orientação do professor Peter Mann De Toledo e coorientação de Marcelo Cancela Lisboa Cohen.

Luciano cerejo2

A pesquisa – O autor buscou compreender como as mudanças climáticas que estão em curso poderiam influenciar a dinâmica do ecossistema florestal e de que forma isso afetaria a biodiversidade em larga escala. Para isso, ele utilizou modelos computacionais baseados em preditores climáticos e em dados de sensores remotos dos ecossistemas, para avaliar a vulnerabilidade dos ecossistemas. Foi avaliado também como as oscilações climáticas que ocorreram ao longo dos últimos 22.000 anos – desde o último máximo glacial – afetaram a dinâmica dos ecossistemas sobre a bacia amazônica.

Luciano Jorge Serejo dos Anjos é formado em Ciências Biológicas pela UFPA, com mestrado em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (2010). Iniciou o doutoramento em 2015, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, recebendo uma bolsa de estudos pela CAPES. Atualmente é professor na Universidade Federal Rural da Amazônia (Campus de Parauapebas).

Capes de Tese 2018 – O Prêmio é oferecido anualmente, desde 2005, às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento, a fim de destacar o desempenho acadêmico dos pesquisadores por meio da quantidade e qualidade de artigos e livros publicados e de projetos contratados. O resultado desta edição se refere às melhores teses de doutorado defendidas em 2017, a qual teve um número recorde de 939 trabalhos inscritos.

Além do prêmio, o edital também oferece a outras 81 pesquisas menções honrosas. Nesta categoria, a professora Carolina Loureiro Benone, da UFPA, foi reconhecida pelo trabalho “Scalar Fields In Black Hole Spacetimes And Analogues”, orientado pelo professor Luis Carlos Bassalo Crispino.

A tese trata da propagação de campos escalares ao redor de buracos negros, com foco na absorção desses campos e também em soluções "presas", isto é, que orbitam o buraco negro indefinidamente, chamadas de nuvens.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página