Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Última roda de conversa do ano do Gepem debate política, gênero, sexualidade e racismo
Início do conteúdo da página

Última roda de conversa do ano do Gepem debate política, gênero, sexualidade e racismo

  • Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 15h22

facebook 1544489654451

Durante o ano de 2018, o Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Moraes (Gepem/UFPA) realizou diversas rodas de convera com temáticas sobre gênero, sexualidade e racismo. Nesta terça-feira, 18 de dezembro, às 9h, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), será realizada a última edição do ano, com o tema “A mensagem de Natal e a conjuntura política brasileira: como falar de gênero, sexualidade e racismo?". A participação é aberta a todos.

O evento será ministrado pelos professores Adriane Lima e Telma Amaral, do Gepem, com Juliana Damasceno, do Grupo de Mulheres Negras. As inscrições serão realizadas no ato da assinatura da lista de frequência, durante o evento, que será realizado com o objetivo de discutir temas recorrentes na atualidade. Haverá emissão de certificados.

De acordo com a professora Telma Amaral, embora as temáticas “gênero, sexualidade e racismo” tenham sido debatidas com frequência este ano, é importante que este espaço para conversa continue sendo ampliado. “Estamos em plena época de festejos natalinos, e a ideia é produzir um movimento de aproximação em torno desses debates, que são pautas cotidianas que precisam ser discutidas e não silenciadas, numa troca regada pelo respeito e pela real possibilidade de diálogo”, afirma Telma Amaral.

A palestrante explica, ainda, que promover esse tipo de debate pode proporcionar uma reflexão dos ouvintes. “O foco é produzir uma escuta que reverbere na plateia e produza o movimento tão profícuo do diálogo, da troca, da partilha, do pensar sobre e do fazer pensar sobre, num fluxo contínuo da reflexão produtiva”, contou Telma Amaral.

Gepem - O Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Moraes foi criado em 1994, com o objetivo de contribuir para a identificação e o crescimento da produção de saberes, práticas e linguagens, e promover a inclusão de discussões sobre masculinidade, sexualidade, relações homoafetivas e minorias sociais.

O grupo é constituído por docentes, discentes, técnicos-administrativos, pesquisadores e profissionais da UFPA e de outras instituições públicas e privadas, dos movimentos de mulheres interessados na temática mulher e gênero.

Atualmente, a perspectiva de estudos sobre a diversidade social e cultural intrega as pesquisas e os eventos, construindo uma convivência de ideias, trabalhando por meio de um processo dialético que imponha as necessidades individuais do ser indivíduo. 

Serviço:
Roda de conversa "A mensagem de Natal e a conjuntura política brasileira: como falar de gênero, sexualidade e racismo?"
Dia: 18 de dezembro
Hora: das 9h às 12hLocal: Auditório do IFCH (altos)
Certificação: contabilizará 3h de horas extras.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/ Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página