Página inicial > Ultimas Notícias > Mutirão solidário da Ebserh atenderá a crianças e a idosos

Mutirão solidário da Ebserh atenderá a crianças e a idosos

• Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 15h34

ação ebserh solidária

Levar atendimento de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o país é o objetivo da terceira edição da ação Ebserh Solidária, que será realizada nesta quinta-feira, dia 20, nas cidades atendidas pelos hospitais universitários federais vinculados à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Em Belém, os Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto atenderão cerca de 70 pessoas em duas instituições públicas de acolhimento.

As instituições hospitalares, vinculadas ao Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, realizarão a ação no Abrigo João de Deus, localizado no bairro Cidade Velha, e na creche da Comunidade de Santa Isabel da Hungria, no Guamá. Pela manhã, a equipe do Barros Barreto prestará assistência aos idosos, com serviços de Clínica Geral, Psiquiatria, Neurologia, Cardiologia, Endocrinologia e Pneumologia. Na parte da tarde, será a vez das crianças receberem atendimento nas áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Nutrição por profissionais do Bettina Ferro.  Ao todo, 27 idosos e 47 crianças serão contempladas pelos serviços.

Para o superintendente do Complexo, Paulo Amorim, a intenção é "reforçar a missão de prestar assistência à saúde da população, atendendo dois públicos específicos, que são crianças e idosos, aumentando, assim, a abrangência do atendimento para além dos limites físicos dos hospitais". Durante a programação, também serão realizadas ações educacionais preventivas em saúde e doações de presentes em razão da proximidade do Natal.

A expectativa é de que, em várias cidades do País, sejam atendidas em torno de 1,3 mil crianças e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais dos 40 hospitais vinculados à Rede Ebserh entre assistenciais e administrativos, além da participação de alunos e residentes.

O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressaltou o caráter solidário e humanizado da ação. "Esta é a terceira vez que juntamos os esforços de toda a rede em prol das pessoas que mais precisam, e essa edição é especial, pois teremos a oportunidade não apenas de levar educação e saúde, mas também de levar um abraço, um sorriso e um afago justamente em uma época do ano tão significativa, que é o Natal."

Histórico positivo - No ano de 2017, foi instituído o Projeto Ebserh Solidária, que se caracteriza pelo objetivo de levar atendimento de Educação e Saúde fora do ambiente hospitalar, com ações de prevenção e promoção da saúde. Na primeira edição, ocorrida em novembro de 2017, houve mais de 16 mil atendimentos a populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centros urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas.

Na 2ª edição, ocorrida em agosto de 2018, foram realizadas ações educacionais preventivas de saúde, exames, consultas e vacinação na população de venezuelanos que vivem em abrigos em Roraima, sendo realizados mais de 4,6 mil atendimentos na área de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Enfermagem, Oftalmologia, Odontologia, Infectologia e exames de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B, e exames de próstata. A ação médico-humanitária se deu em virtude do número crescente de venezuelanos no Estado de Roraima, no intuito de minimizar o impacto gerado nos serviços públicos de saúde.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra, atualmente, 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
Arte: Reprodução/ Google