Página inicial > Ultimas Notícias > NEPLEC realiza II Simpósio Paraense de Artes Marciais e Esportes de Combate

NEPLEC realiza II Simpósio Paraense de Artes Marciais e Esportes de Combate

• Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 15h43

simposio artes marciais

Nos próximos dias 20 e 21 de dezembro, ocorrerá o II Simpósio Paraense de Artes Marciais e Esportes de Combate, evento realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Lutas e Esportes de Combate (NEPLEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, que tem apoio da Propesp, da Proex, do ICED e da Faculdade de Educação Física, contará com a participação de pesquisadores locais, nacionais e internacionais. O simpósio acontecerá no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA.

O simpósio tem como objetivo ampliar o debate sobre as modalidades de combate como prática corporal e como área de conhecimento, discutindo estudos e pesquisas em nível nacional e internacional.

O evento também vai apresentar aos participantes os resultados de estudos locais, envolvendo as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo Neplec, coordenado pelo professor Ítalo Sérgio Lopes Campos. Segundo o professor, o evento é importante para a pesquisa em Educação Física, que vem ampliando seu campo de estudos. “A Educação Física vem ampliando a sua produção de conhecimento nos últimos anos. Tal tendência alarga o interesse de pesquisadores pelo tema, implicando a realização de eventos de natureza acadêmica com vista a discutir pautas cada vez mais interdisciplinares que permeiam a área”, disse.

Programação – Na quinta-feira, o credenciamento ocorrerá às 8h, e irá até às 12h. O evento se iniciará às 10h30, com o I Fórum de Luta Marajoara. No mesmo horário, ocorrerão os cursos “O Taekwondo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar” e “Potencialização do treinamento físico/técnico em atletas de Esportes de Combate”. Das 14h30 até às 16h, ocorrerão os cursos de “Psicologia esportiva e modalidades de Combate” e “Fatores influenciadores do desempenho em modalidades de domínio”. Às 16h30, ocorrerá a cerimônia de abertura, e às 17h, a conferência de abertura, com o tema “Esportes de Combate e Desafios Acadêmicos: da tradição ao pedagógico e ao alto rendimento”.

Na sexta, a programação se iniciará às 8h, com a sessão Relatos de Pesquisa, que disponibilizará 10 minutos para pesquisadores que possuírem projetos em andamento ou concluídos na área. Às 9h30 e às 10h30, ocorrerão as palestras “Parâmetros Bioquimicos em Esportes de Combate” e “Perdas Rápidas de Peso em Esportes de Combate”. Entre 11h15 e 16h ocorrerão as mesas redondas “Lutas, parâmetros neuromusculares e promoção de saúde”, “Esportes de Combate como modelo de pesquisa” e “Esportes de Combate e Educação Física Escolar”. Às 16h30, ocorreerá a conferência de encerramento, com o tema “Esportes de Combate na Perspectiva da Ciência Translacional”.

Inscrições – O evento é gratuito para estudantes e professores da UFPA. Alunos de outras instituições pagam R$ 20,00, enquanto instrutores e profissionais devem pagar R$ 60,00. As inscrições podem ser feitas aqui.

II Simpósio Paraense de Artes Marciais e Esportes de Combate
Data: 20 e 21 de dezembro
Investimento: Gratuito para estudantes e professores da UFPA; R$ 30,00 para estudantes de outras instituições; R$ 60,00 para profissionais e instrutores.
Mais informações: site do evento.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação..