Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA engaja-se na realização de pesquisas antárticas
Início do conteúdo da página

UFPA engaja-se na realização de pesquisas antárticas

  • Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 15h07

 Geleira

O Programa de Pós-Graduação em Geofísica (PPGGF) teve solicitação de financiamento concedida pelo CNPq/Proantar para a realização do Projeto de pesquisa "Estudo Geofísico da Geleira Pine e da sua Interface Gelo-Rocha", que realizará atividades de campo em uma área remota, situada no interior do continente antártico.

"Estudo Geofísico da Geleira Pine e da sua Interface Gelo-Rocha" é um projeto de grande porte, com duração total de três anos e com uma dotação total de R$1.200.000,00, a maior parte destinada às demandas logísticas do trabalho de campo, operacionalizado fora do apoio de transporte, com acomodação disponível no Proantar.

A equipe do projeto conta com a participação de quatro professores e dois técnicos do CPGF e coordenação do professor Jandyr Travassos. O projeto será o primeiro da UFPA a obter financiamento para a realização de pesquisas antárticas, e o único da Região Norte a ser contemplado pela Chamada CNPQ/MCTIC/CAPES/FNDCT Nº 21/2018 – Proantar.

O trabalho de campo será realizado em estreita colaboração com o Projeto “Variabilidade química e climática nos registros dos testemunhos de gelo da geleira da Ilha Pine / Manto de Gelo da Antártica Ocidental ", aprovado na mesma faixa da chamada (faixa 3 - eixo D), coordenado por Jefferson Simões, do Departamento de Geografia da UFRGS. Durante a execução do trabalho de campo dos dois projetos, será intalado um módulo cientifico, o Crisofera II, que centralizará a coleta permanente de dados de campo.

Pesquisas Antárticas – O "Estudo Geofísico da Geleira Pine e da sua Interface Gelo-Rocha" coletará dados geofísicos na Geleira Pine de modo a estudar a sua contribuição negativa à estabilidade do balanço de massa na região, resultado das recentes mudanças no clima global e com implicações diretas na mudança do nível do mar. As observações geofísicas serão integradas a dados meteorológicos e glacioquímicos do Projeto da UFRGS, permitindo o entendimento da evolução da cobertura de gelo antártico na região da Geleira Pine, dentro do contexto do sistema climático global.

Texto: Divulgação Propesp
Foto: Reproduçao/Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página