Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Memória da Amazônia passa a integrar rede de pesquisa internacional

Centro de Memória da Amazônia passa a integrar rede de pesquisa internacional

• Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 15h57

13.04.2012 Novo Centro de Memória Foto Alexandre Moraes 137

O Centro de Memória da Amazônia (CMA), órgão suplementar da Universidade Federal do Pará, é o mais novo integrante da rede de pesquisa mantida pela University Museums and Collections (UMAC), entidade constituída por um Comitê Internacional de Museus Universitários e Coleções do Conselho Internacional de Museus. O comitê reúne profissionais que trabalham ou são associados em museus acadêmicos, galerias e coleções.

O CMA recebeu o convite para integrar o banco de dados da rede em novembro deste ano e, desde então, passou a divulgar, de forma global, o acesso ao seu acervo. “O ingresso no Comitê Internacional certamente é um importante passo para a divulgação do acervo amazônico para pesquisadores do mundo inteiro, destacando a UFPA no cenário internacional como guardiã de acervos e de memórias”, disse o diretor do CMA, professor William Gaia Farias.

O Centro de Memória da Amazônia auxilia pesquisas e iniciativas educacionais que, ancoradas no seu acervo, possibilitam novas leituras sobre o passado da região, como também instiga ações pedagógicas que visam discutir o processo de construção social e histórica da Amazônia.

O material do CMA é formado pela Coleção de Documentos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE- PA), a qual é organizada em duas grandes áreas: Cível e Criminal, com ricos conjuntos documentais correspondentes a varas e a cartórios da capital e do interior do Estado que datam de 1785 a 1970.

Atuação da UMAC – É o defensor global dos Museus de Ensino Superior e coleções de todas as disciplinas. Foi criado em 2000 por um grupo internacional de profissionais que perceberam que os museus universitários enfrentavam diferentes dificuldades para a manutenção e o desenvolvimento.

A missão da UMAC é contribuir para a sociedade, em benefício de todos, sustentando o contínuo desenvolvimento de museus universitários e coleções como recursos essenciais dedicados à pesquisa, à educação e à preservação das culturas e do património científico.

Para conhecer a página principal, com dados de todas as instituições que fazem parte da rede, acesse aqui

O acesso direto à página referente ao Centro de Memória da Amazônia ocorre pelo link

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes