Página inicial > Ultimas Notícias > CTIC dá orientações sobre uso da rede sem fio para comunidade acadêmica ou visitantes

• Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 15h14

rede sem fio 1

Você sabia que o login e a senha do e-mail institucional da UFPA dão acesso à internet de diversas instituições dentro e fora do Brasil? Graças à Rede Eduroam (Educational Roaming), alunos e servidores da UFPA podem se conectar livremente a uma rede Wi-Fi segura e de alta velocidade em qualquer instituição do mundo e vinculada ao Projeto Eduroam. O serviço é oferecido em aeroportos, em universidades, centros de pesquisa, museus, entre outros lugares

A iniciativa surgiu da necessidade de criar um meio de autenticação válido para vários institutos diferentes, com o objetivo de estimular a pesquisa, a extensão e a troca de conhecimentos entre estudantes de outras cidades e outros países. Enquanto o acesso às redes de instituições como a UFPA é limitado a pessoas com vínculo, a Rede Eduroam permite que o usuário utilize redes externas com as suas credenciais da universidade de origem.

“Se você for, por exemplo, um professor/a ou pesquisador(a) que se desloca por diversas instituições de ensino, é difícil ter uma conta para cada local visitado e para cada serviço utilizado. Daí pensaram: mas se essa pessoa faz parte de uma instituição parceira, por que ela não pode usar as credenciais da sua instituição de origem, em vez de ser criada uma outra credencial para ela?”, explica Rômulo Albuquerque, servidor lotado na Coordenadoria de Segurança e Serviços de Internet do CTIC/UFPA.

Outra facilidade, segundo Rômulo Albuquerque, é para alunos que estudam em determinada instituição, mas estagiam em outra. Com essa parceria, é possível ter acesso à internet mesmo sem vínculo com a instituição visitada, desde que ambas façam parte do Projeto Eduroam, por meio da Federação CAFe.

Login e senha institucional - As credenciais da UFPA podem ser obtidas por qualquer pessoa vinculada à Universidade que possua cadastro no sistema acadêmico (SIGAA, SIGRH, SIPAC, entre outros). Os professores e os técnicos-administrativos da UFPA podem utilizar sua conta de e-mail para acesso à rede. Se houver algum problema com a senha, pode-se utilizar esse tutorial para tentar resolver. Os alunos que não possuem conta institucional podem acessar este manual e aprender a fazer seu cadastro..

Existe a possibilidade de um servidor de outra universidade nacional ou estrangeira ter acesso à rede sem fio, sem burocracia, basta utilizar as credenciais de sua instituição para entrar na rede "Eduroam" na UFPA.

Sobre a rede Eduroam - Lançada no Brasil em 2012, a rede está presente em mais de 60 países, e o maior número de pontos de acesso fica na Europa. No Brasil, participam da iniciativa institutos e universidades federais, centros de pesquisa, laboratórios, faculdades particulares, entre outras instituições. Acesse aqui a lista de parceiros nacionais.

Como configurar e acessar a rede Eduroam. Siga os passos do wiki do CTIC.
Para mais informações sobre a Federação CAFe, acesse o site da Comunidade.
Para mais informações sobre a Rede Eduroam, acesse aqui.
Conta institucional para servidores e alunos.

Texto: Assessoria de Comunicação do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação).
Arte: Reprodução/Google