Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe a visita de pesquisadores Colombianos

UFPA recebe a visita de pesquisadores Colombianos

• Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 14h12

Visita pesquisadores colombiano.23.11.18 FOTO NAYANA BATISTA

Durante o ano de 2018, a UFPA teve a oportunidade de receber a visita de diversos professores internacionais por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI). Os últimos visitantes foram os professores José Miguel Pereira Gonzalez e Juan Ramos Martín, da Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá, na Colômbia, que se reuniram com o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, para assinar um acordo de cooperação internacional a fim de aproximar as duas instituições e aumentar as produções realizadas em parceria pelas universidades.

A visita dos pesquisadores do Programa de Mestrado em Comunicação da Pontifícia Universidad Javeriana foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia (PPGCom). A pró-reitora de Relações Internacionais, em exercício, professora Marília Ferreira, e a coordenadora do PPGCom, professora Elaide Martins, também estiveram presentes ao encontro com os pesquisadores visitantes.

Para a pró-reitora da Prointer, em exercício, Marília de Nazaré Ferreira, o propósito do acordo vai ao encontro dos interesses de internacionalizar cada vez mais a Universidade para tornar o conhecimento ainda mais plural. “Sabemos o quanto isso é importante, principalmente por estarmos no mesmo continente e partilharmos uma série de características e problemas comuns, os quais podem ser resolvidos quando começamos a dialogar em torno de determinadas áreas. Por meio desse contato com outros mundos, visões e países, a UFPA aprende e também partilha o conhecimento”.

A reunião integrou uma série de atividades realizadas por meio do PACI e incluíram a participação em eventos do PPGCom e a apresentação de programas e projetos em andamento.  O PACI é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer). Um dos objetivos do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional é promover a colaboração e a parceria entre pesquisadores da UFPA e de instituições de ensino do exterior, além de fortalecer os grupos de pesquisa da Universidade.

Crescimento dos programas internacionais - O reitor Emmanuel Tourinho explicou que, além do PACI, a Universidade participa de outros programas internacionais, tais como o Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC), uma iniciativa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), e da Organização dos Estados Americanos (OEA), que proporciona o recebimento de alunos de mestrado e doutorado das Américas no Brasil.

“Temos muito interesse em cooperação com os países vizinhos que possam contribuir para o crescimento da nossa área de pesquisa, pelo fato de termos alguns destinos em comum. O Brasil, por conta da língua, demorou muito para começar a buscar cooperação com as instituições latino-americanas, mas, hoje, isso tem sido uma diretriz muito forte para as nossas instituições”, pontuou o reitor. Hoje, a UFPA é a instituição que recebe o maior número de estudantes pelo programa e, atualmente, possui cerca de 200 alunos ingressos pelo PAEC, a maioria da Colômbia.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Nayana Batista