Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA concede título de Professor Emérito ao professor e pesquisador Gervásio Protásio
Início do conteúdo da página

UFPA concede título de Professor Emérito ao professor e pesquisador Gervásio Protásio

  • Publicado: Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 14h52

Com ampla participação da comunidade acadêmica e convidados, a Universidade Federal do Pará (UFPA) promoveu a cerimônia de entrega do título de Professor Emérito ao engenheiro, professor e pesquisador Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante. A outorga do título aconteceu em sessão especial realizada na última quinta-feira, 20 de dezembro, na sala de reuniões da Secretaria Geral dos Colegiados Deliberativos Superiores (SEGE). O Professor Gervásio Cavalcante é o 47º docente a receber esta honraria da UFPA.

O título de Professor Emérito é concedido a docentes cujas contribuições tenham sido proeminentes para a Universidade, para a sociedade e para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, dos serviços universitários e das políticas públicas, além daqueles que tenham produção intelectual, científica ou artística consideradas de potencial relevância. Gervásio Cavalcante teve seu nome aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme Resolução 5.074 de 23 de agosto de 2018, a partir de proposta originada na Faculdade de Engenharia da Computação e de Telecomunicações (FCT) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), subunidades de atuação do homenageado, no Instituto Tecnológico, cuja congregação também apreciou e aprovou a concessão.               

O título foi entregue pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho. Participaram também da mesa oficial, o professor Newton Soeiro, Diretor Geral do Instituto Tecnológico (ITEC), e o professor João Cristóstomo Weil de Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, que fez a saudação ao homenageado.

Estiveram presentes para prestigiar o momento solene, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Iracilda Sampaio, e de Extensão, Nelson de Souza Junior; o Diretor do ICSA, Armando Lirio; a representante do CONSEPE e autora do parecer que deu origem à aprovação da concessão do título, professora Jane Beltrão; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), Maria Emília Tostes; o Diretor da Faculdade de Engenharia de Telecomunicações, Marcelino Silva; o coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Física, João Furtado; o vice-coordenador do Campus Castanhal, Bruno Lira; e o vice-presidente de Relações Externas da Sociedade Brasileira de Telecomunicações e professor da UNB, Hugo Dias.

20.12.2018 Professor Emérito Gervásio NAYANA BATISTA (11)Professor Emérito - Gervásio Cavalcante ajudou a criar e desenvolver diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA, e foi formador de muitos acadêmicos e profissionais que hoje ocupam lugares de destaque em diversas instituições da Amazônia. Com seu perfil de liderança, o professor conseguiu, e ainda consegue, estimular o interesse dos alunos e promover a produção de conhecimento de forma eficiente.

“São esses méritos, dentre tantos outros, que trazem o professor Gervásio Cavalcante ao nosso encontro hoje para receber uma láurea destinada a poucos, concedida àqueles que não apenas provaram ser excelentes acadêmicos, mas também fizeram a diferença para toda a Universidade, para o desenvolvimento de uma área de conhecimento em nossa Instituição e em nosso estado, para o encorajamento de jovens que seguem os seus passos e participam deste grande projeto de cidadania na Amazônia, que é a Universidade Federal do Pará”, ressaltou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Em seu discurso de agradecimento, o homenageado relatou que, devido ao significado do reconhecimento, ao preparar a sua fala, precisou parar em diversos momentos para conter o choro de emoção. “Quando eu entrei na Universidade, eu procurei ter uma filosofia de ser não somente um professor, de ser um ser humano, tratar as pessoas com o mesmo carinho com que trato a minha família e procurar criar modos para que a nossa Instituição evoluísse”, lembrou Gervásio Cavalcante, que ainda completou.

“Para sermos profissionais, precisamos ter a dimensão do que viemos fazer neste mundo. Eu sempre tentei fazer o máximo de mim e sempre repassei para os meus alunos: ‘Não criem objetivos, criem sonhos que são mais bonitos quando realizados’. Sem querer, com esses sonhos, a gente chega onde a gente não imaginava. Por isso sou um cara cheio de sonhos e hoje tive mais um deles realizado”, comentou emocionado.

20.12.2018 Professor Emérito Gervásio NAYANA BATISTA (26)Reconhecimento de toda a comunidade acadêmica – Reconhecido por ser uma pessoa que valoriza não somente as conquistas que podem ser mensuradas em títulos, mas principalmente as realizações pessoais e humanísticas, o professor teve essas suas características destacadas por colegas e alunos da Universidade em um vídeo exibido durante a cerimônia de outorga.

“O Gervásio criou várias gerações que se conduziram pelo exemplo que ele, no dia a dia, mostrava para cada um de nós. Talvez o ponto principal para poder se descrever o Gervásio, é falar dele simplesmente como um ser humano diferenciado, muito além da média dos seres humanos que convivi na vida, de um potencial de ensinar sem usar nada ortodoxo. A leveza que o Gervásio trouxe e traz até hoje para as nossas vidas, essa talvez tenha sido a sua grande contribuição”, declarou o professor do ITEC, Renato Francês.

O testemunho do professor foi seguido por diversos outros professores, alunos e pela família do homenageado que atestaram ter a mesma admiração por Gervásio Cavalcante. Todos aproveitaram o momento para agradecer os seus ensinamentos e falar um pouco sobre todas as contribuições que o professor trouxe para as suas respectivas vidas.

Para finalizar a cerimônia, o homenageado, como grande entusiasta da educação musical que se declarou ser, realizou apresentações musicais acompanhado pelo Coral do ITEC, por integrantes do Clube do Camelo e pelo professor da Escola de Música da UFPA, Milton Monte.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista

registrado em:
Fim do conteúdo da página