Página inicial > Ultimas Notícias > Processo seletivo para Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável inicia inscrições

• Publicado: Quarta, 02 de Janeiro de 2019, 15h54

Doutorado acadêmico Agriculturas familiares

O Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) – Área de Concentração Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, já está com inscrições abertas, no período de 2 de janeiro a 6 de fevereiro de 2019, para o Processo Seletivo de Candidatos para a Turma 2019 do Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (DAFDS). A prova será realizada no dia 14 de fevereiro, de acordo com o edital.

A seleção, de responsabilidade do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (UFPA/INEAF) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - Amazônia Oriental), oferta um total de 10 vagas para o DAFDS, sendo 2 destinadas a candidatos estrangeiros (seleções específicas). Caso estas vagas não sejam preenchidas, poderão ser destinadas a candidatos brasileiros.

O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no site da UFPA/Propesp e do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas.

Inscrição – Pode ser realizada de três formas: Presencial, diretamente na Secretaria do Curso de Pós-Graduação, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Inscrição enviada via Correios, deve ser postada via Sedex, para o endereço: Universidade Federal do Pará - Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, Rua Augusto Corrêa, nº 01 – Campus Universitário do Guamá, Belém-PA, CEP: 66.075-900. O comprovante de envio da documentação deverá ser encaminhado, até a data limite da inscrição, para o e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  Ou on-line por meio do link do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), disponibilizado no site. Neste último caso, os documentos de inscrição, solicitados no edital, deverão ser digitalizados e enviados em um arquivo único, formato PDF, anexo ao formulário de inscrição disponibilizado pelo SIGAA. O arquivo digitalizado deve estar legível para que se possa proceder à homologação da inscrição.

Documentos necessários – Formulário de inscrição, disponível no edital, devidamente preenchido; Cópia do Diploma (ou declaração equivalente) de conclusão de Curso de Mestrado em qualquer área do conhecimento realizado em Instituição reconhecida e credenciada pelo Ministério da Educação; cópias dos históricos escolares dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em nível de Mestrado, para os alunos concluintes. Exige-se a entrega do histórico parcial; cópia da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Título Eleitoral; Curriculum Vitae (CV) cadastrado na plataforma LATTES/CNPq, em versão impressa para inscrições presenciais ou por correio, e digital para inscrições on-line. Indicar, também, o link de acesso ao CV na Plataforma LATTES/CNPq na carta de motivações.

Pré-Projeto de Pesquisa (até 20 páginas, incluindo as referências); Carta de recomendação assinada e datada pelo recomendante (modelo no edital). A carta deve ser endereçada à comissão de seleção do Doutorado e enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Carta de motivações com trajetória acadêmica e profissional do candidato; e Comprovação de artigo publicado ou aprovado em periódico com avaliação no sistema Qualis/Capes com no mínimo conceito B3 (0,40 pontos) nos últimos 5 anos em quaisquer áreas de avaliação da Capes.

Processo de seleção – Será realizado por meio de: prova escrita de conhecimentos (baseada na bibliografia indicada no edital). Serão considerados aprovados e aptos para a fase seguinte os candidatos que obtiverem nota mínima 6,0 (Regular); Pré-Projeto e sua arguição. Cada candidato terá até 10 minutos para apresentar seu pré-projeto de tese e a comissão irá estipular o tempo de arguição; entrevista presencial. Serão considerados aprovados os candidatos que tiverem uma média ponderada de no mínimo 6,0. A análise do Curriculum Vitae será efetuada somente em caso de empate de notas entre candidatos.

Será aplicada prova escrita de conhecimentos apenas na cidade de Belém/PA. A etapa de entrevista presencial será realizada exclusivamente no Campus de Belém, em horário e local que serão divulgados no site do PPGAA.

Todas as informações sobre as inscrições e o processo seletivo, bem como os anexos para documentos necessários, estão disponíveis no edital

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA