Aulas de capoeira no Museu da UFPA também vão ocorrer aos sábados em 2019
A fim de difundir a prática da capoeira, esporte reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Museu da UFPA tem oferecido aulas para quem tem interesse em praticar a modalidade. O Projeto retorna neste sábado, 5 de janeiro, sempre das 10 às 11h com inscrições realizadas presencialmente no Museu da UFPA.
Com organização de Wanderson Amorim Costa, supervisionado pelo professor de capoeira Márcio Belém e pelo mestre Marcão, com aulas ministradas pelo Grupo Capoeira Brasil, o projeto surgiu com o objetivo de difundir a capoeira, bem como manter as características que tornaram o esporte patrimônio da humanidade. “É uma herança afro-brasileira fundamental para legitimação da identidade brasileira, a difusão da capoeira possibilita o reconhecimento de nossas raízes e de nossa cultura”, explica o museólogo Wanderson Amorim.
Além da difusão da arte, o Museu da UFPA é um espaço de contato com a comunidade. O local foi escolhido por sua relação com o público, garantindo maior possibilidade para que as pessoas tenham interesse e possam vir a conhecer o museu, juntamente com a prática da capoeira. As aulas ocorrem na área de oficinas e no jardim. “Sempre tentamos manter aulas no Museu anualmente. A cada ano funciona melhor, então tentamos sempre fazer a manutenção e renovação do projeto”, completa Wanderson Amorim.
Inscrições – Qualquer pessoa, a partir dos 9 anos, pode participar das aulas. As inscrições permanecem abertas mesmo durante o período do curso. Para se inscrever, é necessário comparecer ao Museu da UFPA de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, ou aos sábados, das 10h às 14h.
A manutenção das aulas é realizada pelo Grupo Capoeira Brasil. Desta forma, é cobrada uma taxa de R$ 30,00 reais dos participantes, para a manutenção e o subsídio do grupo de capoeira.
Serviço:
Aulas de Capoeira no Museu da UFPA
Data: Sábados
Local: Museu da UFPA - Av. Gov. José Malcher, 1192
Hora: 8h30 às 11h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom
Redes Sociais