Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA segue com a exposição Arte Pará 2018 até 31 de janeiro

Museu da UFPA segue com a exposição Arte Pará 2018 até 31 de janeiro

• Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 15h16

Museu da UFPA Foto Alexandre MoraesEstá de folga e procurando uma programação pela cidade? O Museu da UFPA segue com a exposição Arte Pará 2018 disponível para visitação até o dia 31 de janeiro. Com curadoria geral de Paulo Herkenhoff, o eixo "Área Indígena" tem por objetivo partilhar a arte contemporânea com práticas visuais tradicionais.  O museu funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado e domingo, das 10h às 14h, e tem entrada gratuita.

Segundo o curador Paulo Herkenhoff, a exposição visa, além de preservar o patrimônio cultural indígena, “dar voz a esse povo mesmo e entendê-lo como atual e não apenas como algo do passado, seja um passado recente, seja mais remoto”. Para isso, vinte e um artistas convidados atravessam a temática em núcleos de fotografias, pinturas, videoarte, objetos e interferência urbana.

Para a diretora do MUFPA, professora Jussara Derenji, é importante que o Museu da UFPA receba esses eventos de alcance nacional, principalmente quando se trata de uma temática tão importante para a nossa região. “A temática é a da participação indígena na cultura atual, e isso é especialmente oportuno no momento em que nossa universidade amplia  e fortalece a presença de alunos indígenas  nos mais diversos cursos”, ressalta.

Programação – Os artistas que compõem a exposição fotografaram indígenas e adeptos da arte socialmente engajada dialogando com a sobrevivência dos povos indígenas. Edu Simões, João Farkas, Rogério Assis,  Valdir Cruz, Claudia Andujar, Xadalu e Berna Reale trazem em suas artes o reconhecimento da identidade indígena como parte integrante e ainda atuante na própria identidade brasileira.

Ainda na fotografia, Walda Marques apresenta o resultado do Projeto Senhora Raiz, além de registros fotográficos do trabalho com foco na mão de obra feminina, que, há muito, está intimamente ligada à atividade artesanal, desde a colheita, a plantação e o preparo da farinha.

Há ainda um núcleo de vídeos, com os artistas Letícia Parente, Guerreiro do Divino Amor, Juliana Notari, Katia Maciel, Niura Bellavinha, Isabel Ramil, Octávio Cardoso e Armando Queiroz. Por fim, no núcleo de pintura, estão trabalhos de Nina Matos, Dina de Oliveira, Eder Oliveira, Armando Sobral e Ruma.

Mostra Arte Pará 2018
Data: Até 31 de janeiro de 2019
Local: Museu da UFPA, na Av. Governador José Malcher, 1192, Nazaré, Belém.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes