Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA aguarda notas do Enem para o PS 2019

UFPA aguarda notas do Enem para o PS 2019

• Publicado: Terça, 08 de Janeiro de 2019, 15h25

PS 2019 Banner Portal2

Mais de 88 mil estudantes e suas famílias e amigos aguardam, ansiosamente, a publicação da demanda do Processo Seletivo 2019 (PS 2019) da Universidade Federal do Para (UFPA). O Centro de Processos Seletivos da Instituição esclarece que a espera ainda não tem prazo para acabar. É que a UFPA depende do recebimento das notas dos candidatos no Enem 2018 para dar andamento à realização do concurso, o que ainda não possui prazo para ocorrer.

“A rotina é a mesma de todos os anos: recebemos as solicitações de inscrição de todos os candidatos, realizamos o Exame de Habilidades em Dança e Música e aguardamos o recebimento da nota dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) para, então, confirmarmos quais candidatos estão aptos para participar do concurso”, detalha Arquimimo Almeida, diretor em exercício do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

Após a homologação das inscrições, com a confirmação da participação dos candidatos, é que a UFPA, então, publica a demanda para cada curso. “Também dependemos dessas notas e desse processo de homologação para, então, processarmos o resultado do concurso, ou seja, a publicação do Listão de Classificados do PS2019”, informa Arquimimo Almeida.

No momento, 88.901 solicitações de inscrição no PS 2019 estão aptas à homologação, ou seja, estão pagas ou receberam isenção e aguardam a confirmação de participação na prova do Enem 2018, para serem homologadas, conforme o item 2.4.4 do edital do PS 2019, que afirma “A homologação da inscrição só será realizada após a confirmação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de que o candidato está inscrito no Enem 2018”.

Em 2018, as notas foram recebidas pela UFPA logo após a disponibilização do resultado aos estudantes. “A publicação das notas aos participantes do Enem 2018 deve ocorrer até o dia 21 de janeiro, já que, a partir do dia 22, começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)”, estima o diretor em exercício do Ceps/UFPA.

A UFPA ressalta, porém, que “o recebimento das notas do Enem 2018 pelos estudantes não significa que as universidades também receberam o resultado. São calendários distintos, os da entrega das notas aos alunos e da entrega das notas às instituições”, reafirma Arquimimo Almeida.

Este ano, a UFPA não disponibilizará vagas pelo SiSU e 100% delas estão sendo ofertadas via PS 2019. Mas não há nenhum impedimento para que os candidatos possam concorrer às vaga disponíveis pelo sistema do Ministério da Educação. Apenas não encontrarão nele vagas para a UFPA.

Processo Seletivo 2019 (PS2019) da UFPA
Ainda sem previsão para a publicação da homologação de inscrições, demanda e Listão.
Informações no site do concurso.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT /Ascom UFPA