Página inicial > Ultimas Notícias > Resultados da pesquisa on-line de opinião sobre os canais de comunicação da UFPA já estão disponíveis

• Publicado: Terça, 08 de Janeiro de 2019, 15h08

Banners Pesquisa ASCOM 2017 1 3

Já está dispónível o resultado da pesquisa on-line de opinião realizada anualmente pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desde 2011, a pesquisa tem como objetivo avaliar os canais de informação institucional ofertados, como o Portal da UFPA, o jornal Beira do Rio e as redes sociais Twitter, Facebook e Instagram da Universidade. A consulta foi realizada entre os dias 19 de novembro e 27 de dezembro de 2018.

Em 2018, 299 pessoas responderam à pesquisa, sendo 41,5% discentes, 31,8% técnicos-administrativos e 20,4% docentes. A participação foi maior do que em 2017, que contou com 215 participantes.

"Para nós, da comunicação, é sempre muito importante o feedback dos usuários das nossas ferramentas de comunicação: Portal da UFPA, redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) da Universidade, bem como dos leitores do jornal cientifico Beira do Rio, pois é com bnase nas respostas colhidas na pesquisa on-line que temos a oportunidade de saber o que eles pensam sobre as nossas mídias. O resultado de 2018 foi bastante positivo para nós, que trabalhamos no dia a dia da comunicação institucional da maior universidade da Amazônia", afirmou o diretor da Ascom, Luiz Cezar Santos.

Resultado – ­­De acordo com a pesquisa, a maior parte dos usuários acessa o Portal da UFPA diariamente. 56,2% avaliaram os conteúdos de divulgação como bom, 22,7% avaliaram como excelente e 19,1% como regular. Participantes também avaliaram como bom o serviço prestado nas redes sociais.

O jornal científico Beira do Rio também foi avaliado, e 58,4% dos seus usuários classificaram o serviço prestado pelo jornal como bom, 23,3% como excelente e 16,8% como regular.

ASCOM UFPA - A Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom/UFPA) é uma assessoria especial, vinculada diretamente ao Gabinete do Reitor. A Assessoria é responsável por planejar e coordenar as políticas e as ações de comunicação e marketing da UFPA, interna e externamente. Ela se divide em quatro coordenadorias: Coordenadoria de Imprensa e Informação (CII), Coordenadoria de Web e Redes Sociais (CWR), Coordenadoria de Divulgação Científica (CDC) e Coordenadoria de Marketing e Propaganda (CMP).

A Ascom desenvolve estratégias de divulgação das ações institucionais para a comunidade acadêmica e para o público externo da Instituição, bem como gerencia o Portal da UFPA, os perfis oficiais da UFPA nas redes sociais (Twitter, Facebook e YouTube), o e-mail Divulga, o informativo Acontece, o jornal científico Beira do Rio, o site da Ascom e o Projeto Web-TV Ascom/UFPA, além de prestar serviços de atendimento à imprensa, especialmente com relação aos pedidos de entrevistas com dirigentes e pesquisadores da Universidade ou dos pedidos de informações oficiais da Instituição.

Os resultados completos podem ser acessados aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT-Ascom