Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > 1ª edição do Café Philo de 2019 debate a Contempl(Ação)
Início do conteúdo da página

1ª edição do Café Philo de 2019 debate a Contempl(Ação)

  • Publicado: Terça, 08 de Janeiro de 2019, 15h45

Café Philo contemplação

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia vai promover, nesta sexta-feira, 11 de janeiro, às 17h, a primeira edição de 2019 do Café Philo, com o tema Contempl(Ação). O objetivo do encontro é abordar questões polêmicas para a Filosofia, com uma linguagem acessível à compreensão de todos. A programação é aberta ao público em geral.

Segundo a professora Jovelina Ramos, coordenadora do Café Philo, o projeto compreende a abordagem temática de indagações com as quais alunos, professores e comunidade se deparam todos os dias, sem atentar que estas podem ser pensadas por um viés multidisciplinar, que envolve, entre outros aspectos, o tratamento filosófico da questão.

O tema sugere uma ambiguidade que envolve dois elementos significativos para o pensamento filosófico: contemplação (theoría) e ação (práxis). “Contemplação e ação envolvem elementos de natureza distintas e afins entre si, como as noções de percepção, desejo e entendimento. No caso, a percepção possibilita o ‘entendimento teórico’ das coisas inteligíveis; enquanto o desejo nos move em direção ao ‘entendimento prático’ das coisas desejadas”, explica a professora.

Não há inscrições prévias, basta chegar e assinar a lista de frequência.

Café Philo - O projeto já abordou diversas  temáticas, como misoginia, feminismo, assédio, abordagens de natureza filosófica, como experiência estética, arte, filosofia, poesia, música, mentira, e ainda aspectos de natureza política, como justiça, liberdade, poder, sedução, traição e vingança. A proposta é levar a Filosofia para além do contexto tradicional em que ela se insere.

Serviço

Café Philo Contempl(Ação)
Data: 11 de janeiro de 2019
Local: Tv. Castelo Branco, 601. De frente para a subestação da Celpa (Castelo c/ José Malcher)
Hora: 17h

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página