Página inicial > Ultimas Notícias > 1º “Roteiros Geo-Turísticos” de 2019 faz homenagem ao aniversário de Belém

1º “Roteiros Geo-Turísticos” de 2019 faz homenagem ao aniversário de Belém

• Publicado: Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 15h13

Roteiro Geo Turístico pelo Bairro da Cidade Velha2

Conhecida como a Cidade das Mangueiras, Belém completa, neste sábado, 12 de janeiro, 403 anos. Para comemorar a data, o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo, da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGEOTUR) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará a primeira edição do Roteiros Geo-Turísticos 2019, que percorrerá o bairro Cidade Velha. A inscrição está aberta e é gratuita. A programação de sábado se inicia às 8h30.

Criado com o intuito de oferecer conhecimento sobre o Centro Histórico de Belém, o projeto busca a valorização do patrimônio como campo de pesquisa e conhecimento científico. Para Maria Goretti, professora da Faculdade de Geografia e coordenadora do projeto, “a importância dos roteiros é implementar ações voltadas às práticas de turismo histórico e resgatar a memória socioespacial da cidade de Belém”.

Este é o primeiro roteiro do ano e será em comemoração aos 403 anos de Belém. Segundo a coordenadora, a escolha da data já é tradição do Geo-Turismo, e ela conta a novidade para o primeiro roteiro do ano. “Este ano, vamos contar com a participação de moradores do Beco do Carmo, falando sobre a importância do patrimônio na cidade”, afirmou Maria Goretti.

Percurso - A caminhada turística partirá às 8h30, do Forte do Presépio, e seguirá o seguinte trajeto: Forte do Castelo, Feira do Açaí, Complexo Feliz Luzitania, rua Siqueira Mendes, praça e Igreja da Sé, rua Joaquim Távora, Largo e Igreja de São João, rua Tomázia Perdigão, Palácio do Governo, Prefeitura, praça Dom Pedro II, rua Pe. Champgnat, Museu do Círio e, por fim, Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

Recomendações - Todo o trajeto, nos 13 pontos da cidade, requer algumas observações e recomendações importantes feitas pela coordenação do GGEOTUR. O participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves, pois o roteiro é a pé pelas ruas, podendo ser realizado mesmo com chuva. Portanto recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva. Lembrando que, durante o passeio, não haverá entrada nos prédios. O percurso se encerra por volta do meio-dia.

Projeto Roteiros Geo-Turísticos - Premiado nacionalmente pelo IPHAN em 2016, na categoria de Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundo do setor público, do setor privado e das comunidades, o projeto conta com nove roteiros, desde sua primeira edição em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como o Ver-o-Peso, Belle Époque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré.

Os roteiros também ocorrem fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como em Cametá, pelo professor do curso de Geografia da UFPA José Carlos Cordovil. Outras cidades, como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras, também já foram contempladas com a experiência do projeto.

Roteiro Geo-Turístico pelo Bairro Cidade Velha
Local: saída do Forte do Presépio