Página inicial > Ultimas Notícias > Mercedários/UFPA abre as portas no aniversário de Belém para visita monitorada

Mercedários/UFPA abre as portas no aniversário de Belém para visita monitorada

• Publicado: Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 15h12

Foto Thais Sanjad 1

Quer conhecer o antigo Convento dos Mercedários? Então não perca a visita monitorada especial de aniversário de 403 anos de Belém, organizada pelo historiador Michel Pinho. Neste sábado, 12 de janeiro, um passeio gratuito que se inicia no Forte do Presépio e termina no Mercedários/UFPA vai lembrar a importância histórica dos lugares por onde vai passar. A concentração será às 7h45, no Complexo Feliz Lusitânia, e o percurso deve durar até duas horas e meia.

O evento organizado pelo historiador e professor Michel Pinho faz parte de um projeto que promove a disseminação de informações sobre os lugares e os eventos marcantes da história paraense. Todos podem participar da nova edição do projeto, que é um presente de aniversário para Belém.

Foto Thais Sanjad 2.1Convento – O final do trajeto será o Mercedários/UFPA, lugar que foi palco de um dos maiores confrontos durante a Cabanagem: a mais famosa revolução realizada na Amazônia, que se iniciou em 1835, ainda durante o Período Colonial.

Cedido à UFPA em 2018 e tendo recebido as primeiras melhorias, o conjunto arquitetônico do Mercedários/UFPA poderá receber os seus primeiros visitantes. O local é a sede dos recém-criados cursos de Graduação em “Conservação e Restauro” e do Mestrado em Ciências do Patrimônio Cultural, que começam a funcionar este ano.

As coordenadoras do novo espaço e dos cursos de graduação e de pós-graduação sediados no Mercedários/UFPA, Thais Sanjad, Roseane Norat e Flávia Palácios, explicam que o evento deste sábado segue a proposta de ocupação da UFPA para o espaço e, por isso, o pedido de acesso ao Mercedários/UFPA, para a visita guiada, foi aceito com satisfação pela Universidade.

O objetivo da UFPA é abrir o espaço para que a sociedade conheça esta que é uma das mais importantes edificações do século XVIII da nossa cidade.

“Já tínhamos uma noção de que se tratava de um edifício histórico que poucos conheciam, mas é surpreendente e maravilhoso ver a surpresa e o encantamento das pessoas ao entrarem lá pela primeira vez. A visita do historiador Michel Pinho, com um grupo de aproximadamente 200 pessoas, é mais uma oportunidade de conhecer a edificação, sua história e o papel que teve numa das batalhas mais violentas da Cabanagem”, conta Thais Sanjad.

Ao final da programação, o Quarteto de Saxofones da Escola de Música da UFPA, sob a coordenação do professor Marcos Vinicius Cardoso, fará uma apresentação, também gratuita.

A Universidade pretende tornar os Mercedários/UFPA um polo cultural de valorização e preservação do patrimônio cultural, aliando ensino, pesquisa e extensão.

Visita Monitorada de Aniversário de Belém Gratuita e organizada pelo professor e historiador Michel Pinho
Realização: dia 12 de janeiro
Concentração: a partir das 7h45 no Forte do Presépio
Término: no Convento dos Mercedários/UFPA