Página inicial > Ultimas Notícias > Aplicativo desenvolvido por estudantes da UFPA auxilia no aprendizado de idiomas

• Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 17h37

idiomas 0

Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolveram um aplicativo para auxiliar no aprendizado de idiomas estrangeiros. Chamado Tellou, o aplicativo tem como objetivo conectar pessoas que desejam praticar um determinado idioma com outras pessoas que estão aprendendo ou já dominam esse idioma, priorizando o desenvolvimento das habilidades de conversação.

O aplicativo foi desenvolvido pelos estudantes Risonaldo Moura, graduando em Engenharia da Computação pela UFPA, e Weverton Barros, pós-graduando em Gestão Financeira Pessoal (PPGFE/UFPA). A equipe, atualmente, conta também com a estudante Jéssica Carvalho, graduanda em Letras – Língua Inglesa pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Segundo Risonaldo Moura, o aplicativo foi idealizado pensando na ineficiência de escolas e de institutos de idiomas no desenvolvimento das habilidades de fala e escuta. “Nestes ambientes, os estudantes aprendem essas habilidades em um cenário ideal, com um tema já pré-definido e sob tutoria de alguém, porém, num cenário real, a situação é bem diferente, e o falante da língua deve dominar a ‘arte do improviso’ para manter uma boa conversa em diversas situações, até mesmo numa entrevista de emprego”, explicou.

Tellou – No aplicativo, que se encontra em fase de testes, o usuário poderá praticar outros idiomas com outros usuários, por meio de chat ou pessoalmente. Para Risonaldo, o Tellou pretende ser uma ferramenta inovadora no ensino de idiomas, possibilitando que o usuário aprenda o idioma em imersão. “Acreditamos que tornar mais acessível o aprendizado de idiomas é também tornar possível o desenvolvimento profissional, acadêmico e social de aproximadamente 89% da população brasileira, que, por algum motivo, não possui ferramentas necessárias para o domínio de uma segunda língua”, afirmou.

O aplicativo conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação (PPGTI/UFPA) e da INTECELERI, empresa parceira da Google, na Região Norte.

Campus Mobile – O Tellou está competindo na categoria Educação do Campus Mobile, competição anual do Instituto NetClaroEmbratel, que está na sua sétima edição. Os projetos participantes serão avaliados por uma banca de investidores, empresários e avaliadores. Três projetos de cada uma das quatro categorias serão premiados com um determinado valor, e uma equipe de cada categoria conquistará uma viagem de imersão para o Vale do Silício, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Para Risonaldo, a expectativa é amadurecer a ideia do aplicativo por meio de feedbacks e opiniões de pessoas com visão global, adquirir conhecimento e experiência em empreendedorismo, além de trocar experiências com outros participantes da competição e trazer essas experiências para o Estado do Pará e para a UFPA.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA

Arte: Reprodução Google