Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão da Engenharia Sanitária promove educação ambiental por meio da compostagem
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão da Engenharia Sanitária promove educação ambiental por meio da compostagem

  • Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 15h05

Pibex engenharia sanitária 1

Centenas de milhões de toneladas de materiais orgânicos são geradas anualmente no Brasil, e o aproveitamento desses materiais é fundamental para promover a sustentabilidade e a conservação ambiental. Atentos para essa demanda e para atender a uma antiga preocupação, o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e a Prefeitura Multicampi da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com outras instituições, como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), efetivaram um projeto para promover ações integradas de pesquisa e de capacitação que pudessem propor estratégias de reaproveitamento da parcela orgânica dos resíduos gerados na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto" – UFPA.

Compostagem4 373x212A matéria orgânica gerada nas residências representa mais de 50% da massa do lixo coletado e disposto em aterros sanitários. Uma alternativa sustentável e adequada, do ponto de vista ambiental em pequena, média e grande escala, para destinar resíduos sólidos orgânicos é o processo de compostagem, que os transforma em um material mais estável e resistente à ação das espécies consumidoras e reduz a sua disposição em aterros.

Na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto da UFPA, são produzidos diariamente 3.986 kg de resíduos, sendo que, desse total, se estima que a quantidade de matéria orgânica (resto de alimentos, casca de frutas, de legumes, poda de árvores etc.) está em torno de 50,60%, o que representa uma quantidade expressiva de todos os resíduos sólidos gerados na UFPA. Todos esses resíduos vinham sendo descartados sem a devida reutilização e têm  como destino o aterro sanitário.

Compostagem2 373x212Comprovado por pesquisas - Os resultados de pesquisa realizada nos últimos anos mostraram que a compostagem, além de ser economicamente viável, é também uma prática simples de aproveitamento dos resíduos orgânicos, além de servir como um excelente instrumento para a promoção da sensibilização da comunidade universitária, quanto aos problemas ocasionados pelo manejo e pela destinação inadequada desses resíduos.

Neste ano, com a ampliação para a participação de alunos das escolas municipais do entorno da cidade universitária, o projeto propõe ações educativas que alertem a comunidade escolar sobre o risco de proliferação de doenças e contaminação da água e do solo advindos pelo manejo e pela destinação inadequados dos resíduos orgânicos.

compostagemImportância da compostagem – A compostagem é uma técnica que tem se mostrado como uma das alternativas viáveis e eficazes sob o aspecto de tratamento, reciclagem e valorização de biomassas de resíduos orgânicos nos requisitos de gestão de resíduos sólidos. A compostagem é a decomposição biológica da matéria orgânica, sob a condição controlada e aeróbica, gerando um produto estável semelhante ao húmus e tem como vantagem o emprego deste como adubo, em vez da disposição em local inadequado.

As atividades deste projeto de extensão resultarão em instrumentos práticos de Educação Ambiental e responsabilidade socioambiental à comunidade universitária (discentes, docentes e técnicos-administrativos), uma vez que leva a reflexão sobre a importância de separar os resíduos orgânicos reservados à compostagem, dos materiais recicláveis destinados às cooperativas de catadores pela Coleta Seletiva Solidária.

Trata-se, portanto, de um espaço de aprendizagem e de divulgação de conhecimento científico, maximizado em função do conhecimento que ultrapassa a relação pesquisa e ensino, tornando-se uma ação de impacto socioambiental. Assim, desviar dos aterros sanitários essa fração orgânica gerada, dando-lhe um destino adequado, denota uma importante medida de gestão ambiental, evitando sérios impactos às áreas naturais, permitindo aumentar a vida útil dos aterros.             

Texto e fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página