Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Museu de Anatomia da UFPA permite “viagem” pelo corpo humano
Início do conteúdo da página

Museu de Anatomia da UFPA permite “viagem” pelo corpo humano

  • Publicado: Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 17h45

CAPA museus anatomia3

Já imaginou como é o nosso corpo por dentro? E que tal ver um pulmão e um coração de verdade? Isso tudo é possível no Museu de Anatomia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Inaugurado em 2016, o museu funciona no prédio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus Básico do Guamá. O espaço recebe gratuitamente visitantes individuais ou grupos escolares.

O acervo do museu conta com órgãos de vários sistemas do corpo humano, como respiratório, cardiovascular, urinário, reprodutor, além de braços e pernas dissecados e ossos, como crânio, tíbia e úmero. O espaço também tem exposições interativas, exibição de fetos em formação e uma pequena exposição de fósseis.

Uma das peças do acervo que mais chamam atenção é um cadáver dissecado por estudantes de Medicina. “Chamamos essa peça de ‘Múmia da Anatomia’”, conta a coordenadora do Museu, professora Roseane Borner. Essa e outras peças auxiliam no aprendizado dos alunos, que são estimulados pela própria professora a criar novos métodos de estudo com oficinas didáticas. Um deles é a construção de partes do corpo humano com gesso e tintas.

museus anatomia1

Segundo a professora Roseane Borner, o museu também é importante para proporcionar novas descobertas e campos de interesse aos próprios alunos do curso. “A descoberta da morfologia para alunos que ainda não tiveram contato com a anatomia é uma oportunidade para descobrir com quais áreas esses alunos se identificam na sua possível trajetória acadêmica”, destaca.

O Museu de Anatomia da UFPA é um importante espaço para desenvolver o conhecimento do assunto não só pela comunidade acadêmica, mas também por estudantes e visitantes de fora. A visitação ao museu é aberta das 8h às 18h. É possível agendar visitas com turmas de escolas, faculdades e universidades de dentro e de fora do Estado. O agendamento deve ser feito por e-mail, com 30 dias de antecedência.

Museu virtual - Além do espaço físico para visitação, o museu tem uma versão na web com atlas interativos, videoaulas e outros materiais para estudo criados pelos alunos de Medicina da UFPA Thales Alfaia e Zózimo Neto.

Serviço:
Museu de Anatomia da UFPA
Localizado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus Básico do Guamá.
Aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h. Outras instituições podem fazer visita por agendamento.
Contato: (91) 3201-8903 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Acesse o site do Museu. 

Texto: João Pedro Bittencourt e Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página