Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Universidade Aberta inscreve para curso pré-vestibular gratuito

Projeto Universidade Aberta inscreve para curso pré-vestibular gratuito

• Publicado: Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 17h52

PUA2019

O Programa de Educação Tutorial em Física (PET-Física) está com inscrições abertas, até o dia 7 de fevereiro de 2019, para o processo seletivo do Projeto Universidade Aberta (PUA 2019). Criado para oferecer aulas de todas as disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o projeto promove um curso pré-vestibular gratuito, que funciona no Campus Básico da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Segundo o professor Rubens Silva, coordenador do PUA, o projeto busca promover a igualdade de oportunidades para o ingresso no Ensino Superior público e gratuito. “O projeto traz como resultado uma formação cidadã que contribui com a necessidade de engajamento, estímulo e acesso a práticas culturais e sociais que vinculam o ensino à pesquisa.”

A seleção será por meio de uma prova de múltipla escolha, com 10 questões de Matemática e 10 questões de Língua Portuguesa. O projeto disponibilizará um total de 150 vagas, sendo 50 para o turno da manhã e 100 para o turno da tarde. O curso será realizado de segunda-feira a sexta-feira, nos horários das 7h30 às 12h30 e das 13h20 às 18h20, com o início para 18 de fevereiro de 2019.

Inscrições - No período de 7 de janeiro a 7 de fevereiro de 2019, os interessados poderão realizar sua inscrição por meio do site do PET Física ou pela pesquisa Google “Pet Física UFPA Guamá”.

Para confirmar a inscrição e conhecer o local de prova, o candidato deve procurar a Coordenação do PET FÍSICA, no período de 7 de janeiro a 8 de fevereiro de 2019, e entregar 2kg de alimentos não perecíveis para doação a instituições de caridades. A coordenação do Laboratório de Física fica localizado no Campus Básico da UFPA, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta.

Prova - Está marcada para o dia 10 de fevereiro de 2019, no horário das 9h às 11h, em locais a serem informados na confirmação da inscrição. A prova é voltada preferencialmente para alunos e portadores de bolsa parcial (de 50% a 100%) em escola particular.

O resultado da  seleção será divulgado às 18h no dia 11 de fevereiro de 2019, na sala do PET-Física  e em redes sociais do PET Física UFPA. A matrícula dos selecionados deverá ser presencial e ocorrerá no período de 12 a 15 de fevereiro de 2019 das 8h às 12h e das 14h às 18h na sala do PET-Física - UFPA.

PUA - O Projeto Universidade Aberta (PUA) funciona desde 2003 e faz parte do Programa de Educação Tutorial em Física (PET-Física). Sob coordenação do professor Rubens Silva, do ICEN, o projeto ministra aulas de todas as disciplinas exigidas no ENEM, havendo, nesta ação, a colaboração de outros grupos PETs (Letras, Biologia, Geografia etc.) da UFPA e de outras instituições. O objetivo principal é oportunizar a preparação de conhecimentos básicos para acesso em universidades e promover a capacitação profissional dos bolsistas e colaboradores do PET.

Inscrições para o Processo Seletivo do Curso Pré-Vestibular Gratuito
Data: até 7 de fevereiro.
Local: Laboratório de Física (Campus Básico da UFPA)
Hora: Das 8h às 12h e das 14h às 18h (segunda a sexta).

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google