Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe notas do Enem 2018

UFPA recebe notas do Enem 2018

• Publicado: Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 17h52

PS 2019 Banner Portal

Elas já chegaram! Já estão no Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) as notas dos mais de 88 mil candidatos que solicitaram inscrição para concorrer a uma das vagas no Processo Seletivo/2019, a principal forma de ingresso aos cursos de graduação da Instituição. Este ano, o concurso oferta 7.347 vagas em 132 cursos distribuídos em 21 cidades paraenses.

Sanclayton Moreira, diretor do Ceps, explica que as notas chegaram à UFPA nesta sexta-feira, 18 de janeiro, e o processamento dos dados se iniciou imediatamente. “Em breve, vamos divulgar a homologação das inscrições. Neste momento, estamos processando os dados fornecidos pelo Inep/MEC para publicar a homologação, a demanda e o Listão, o quanto antes”, detalha.

A lista com a solicitação das inscrições no concurso está disponível na página do PS 2019, assim como a lista complementar, que detalha qual código representa cada curso. Ambas estão disponíveis aqui.

Próximos passos - O próximo passo no concurso é a disponibilização para os candidatos das inscrições homologadas, ou seja, confirmadas e, a partir delas, o Ceps/UFPA publicará a demanda do PS/2019. “A demanda, ou seja, quem realmente está disputando vagas, depende da confirmação destas inscrições”, esclarece Sanclayton Moreira.

Novidades do PS/2019 – O concurso deste ano veio cheio de novidades que buscavam a melhor organização da seleção e o acesso dos candidatos aos detalhes do processo seletivo. Entre as novidades do concurso deste ano, esteve a concentração de vagas, já que todas as vagas disponíveis foram ofertadas pelo PS/2019, e a UFPA não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Também foi a primeira vez que o curso de Conservação e Restauro, sediado em Belém, e o curso de Agroecologia, sediado no Campus de Abaetetuba, apareceram no edital do concurso.

O Processo Seletivo também foi marcado por mudanças na organização do edital e dos quadros de oferta de vagas, com a melhor organização das vagas e cursos disponíveis, e ainda a oferta das oportunidades de ingresso com base em cada turma existente na UFPA.

Outra mudança significativa foi a criação de uma vaga extra em cada um dos cursos de graduação destinada a pessoas com deficiência (PcDs),  a qual pode ser ocupada por candidato que não cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública.

Também foi ampliado o acesso à isenção da taxa de inscrição no concurso. Além dos estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública e dos que cursaram todo o Ensino Médio com bolsa integral na rede privada ee já vinham recebendo a isenção da taxa nos últimos anos, agora os estudantes que não cursaram o Ensino Médio integralmente na rede pública, mas possuem CadÚnico e, portanto, recebem apoio do governo federal em razão da vulnerabilidades socioeconômicas, pudessem também fazer o concurso gratuitamente.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA