Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Dança do Parfor UFPA oferece formação em Artes no município de Moju
Início do conteúdo da página

Curso de Dança do Parfor UFPA oferece formação em Artes no município de Moju

  • Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2019, 20h47

PARFOR MOJU Foto Alexandre Yuri

Docentes da Educação Básica do município de Moju, no nordeste do Pará, iniciaram, neste mês de janeiro, a formação no curso de Dança ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). A formação é uma oportunidade para moradores do município, como a professora Regina Lima, primeira integrante de uma família de agricultores a cursar o ensino superior.

"Desde criança, eu sempre amei a dança. Por mais que eu tivesse oportunidades de cursar Pedagogia, mesmo estando em sala de aula, não era o que eu queria. Meu foco é a dança", conta Regina Lima, agricultora da zona rural do município, a qual atuou como professora no Programa Mais Educação durante quatro anos. Ela afirma que se sente privilegiada pela oportunidade e já traça os próximos passos de sua formação: "Vou fazer o mestrado futuramente, se Deus quiser".

PARFOR MOJU Foto Alexandre Yuri 2Formação docente -  Das 150 novas turmas do Parfor em todo o país, 33 são no Pará e 10 serão realizadas pela UFPA, que atualmente conta com 110 turmas ativas no Estado. A Instituição é a única das universidades paraenses que oferta cursos de Artes pelo programa, de acordo com a coordenadora adjunta do Parfor-UFPA, professora Josenilda Maués.

"A abertura de uma turma de Dança após um período de cinco anos sem novas turmas, ao mesmo tempo que significa a continuidade do programa, significa a manutenção de um campo importante do conhecimento, que é o campo das Artes, para a formação de professores da Educação Básica", celebra Josenilda.

Segundo a coordenadora do Parfor no município, Cilene Brás, Moju é carente em relação a profissionais capacitados na área de Dança, e a Educação Básica geralmente recorre a professores graduados no curso de Educação Física. "Vai ser um grande avanço para o município. Nós temos quadrilhas, temos o 'Mexilhão do Icatu', que é aqui da região, eles (alunos) fazem o curso com a vivência aqui do município", explica a coordenadora.

PARFOR MOJU Foto Alexandre Yuri 3A aluna Vanice Carvalho chegou a pensar em abandonar a turma para se dedicar ao curso técnico em Segurança do Trabalho, mas foi "conquistada" pelas aulas. "Entrei no curso de Dança e percebi que é maravilhoso, hoje já estou pensando no que vai acontecer se eu for chamada (para um emprego). Eu fiquei indecisa, mas não quero desistir da faculdade", conta Vanice.

A professora Suzane Pereira, doutora em Arte e Cultura, destaca a participação da turma durante suas aulas da disciplina História da Arte. "É uma turma que demonstra muito interesse, pesquisam, questionam, participam, (as alunas) estão sempre dispostas", relata a professora.

"A gente sente um crescimento como ser humano, um crescimento de 'olhar'. Eu espero que eles causem o melhor impacto possível, respirando essa cultura, mas mostrando um leque de possibilidades e acontecimentos que estão em volta", explica a professora Suzane.

Texto e fotos: Alexandre Yuri Nascimento - Ascom Parfor

registrado em:
Fim do conteúdo da página