Página inicial > Ultimas Notícias > SECTET recebe a primeira reunião do Fórum de Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Pará de 2019

• Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2019, 17h47

Fórum IES SECTET 2

Na manhã desta terça-feira, 22, o Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Pará realizou reunião extraordinária, que contou com a participação do novo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Edilson de Almeida Maneschy. O encontro, que ocorreu na sede da Sectet, teve o objetivo de reafirmar a importância do diálogo constante entre as instituições e o governo do Pará, além de apresentar alguns questionamentos para a nova gestão.

Dessa forma, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), o qual também preside o Fórum, Emmanuel Tourinho, destacou como uma das principais dificuldades das instituições a ausência de uma política mais efetiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que garanta o financiamento regular para a área. Ele cobrou, ainda, que os dois entes que respondem por tal política (Sectet e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas – Fapespa) atuem de maneira mais integrada.

Fórum IES SECTET 3Diante disso, Maneschy ressaltou que já está atuando para tal integração, de maneira que, neste primeiro momento, está acumulando os cargos de titular da Secretaria e presidente da Fapespa a fim de garantir tal consonância. Por outro lado, quanto à existência de uma fonte regular de financiamento, o secretário solicitou o apoio das instituições  a fim de incentivarem a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), do projeto de lei que propõe a destinação de pelo menos 20% da parcela da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) para ações relativas ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Carlos Maneschy lembrou que, para o Estado, é absolutamente estratégico o avanço da pesquisa para fazer com que, em primeiro lugar, se formem cada vez mais profissionais com qualificação suficiente para que a ciência, a tecnologia e a inovação estejam presentes na vida das pessoas, mudando a vida delas para melhor. Ele explicou que essa compreensão é importante porque se parte de um pressuposto que, para um Estado como o Pará, cuja vocação econômica tem sido baseada em produção de matéria-prima, é necessário fazer a mudança da base produtiva com base no conhecimento.

Fórum IES SECTET“Para isso, as Instituições de Ensino e Pesquisa são indispensáveis, já a Secretaria e o governo como um todo devem ser um elemento facilitador para criar o ambiente adequado para que isso possa ser promovido de maneira mais rápida e com maior qualidade. Esta primeira reunião estabeleceu como o Estado pensa, quais são os passos prioritários para que possamos fazer com que CT&I seja um instrumento decisivo e indispensável para um novo momento que se quer no Pará”, explicou o secretário.

O presidente do Fórum concorda e avaliou como muito positiva a primeira reunião com o novo secretário. “O diálogo vai contribuir para que tenhamos uma agenda de trabalho para o desenvolvimento da CT&I no Estado. Estamos satisfeitos de ter à frente da Secretaria uma pessoa experiente, com gestão na área e aberta ao diálogo, capaz de realizar as ações necessárias para que nós, conjuntamente, façamos com que o Pará tenha um avanço significativo do ponto de vista científico e tecnológico. Desse modo, impactando no seu desenvolvimento econômico e social”, comemorou Tourinho.

Além do titular da Sectet e do reitor da UFPA, estiveram na reunião os representantes da Unifesspa, do IFPA, da Uepa, da Unama, do Cesupa, do Instituto Evandro Chagas e do Museu Paraense Emílio Goeldi. Também fazem parte do Fórum a Ufra, a Ufopa e a Embrapa. Igualmente participou da reunião Juarez Quaresma, que auxilia o secretário Carlos Maneschy na Fapespa.

Texto: Fernanda Graim – Ascom Sectet
Fotos: Ascom Sectet