Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade recebe pesquisadores internacionais para debater as relações entre Cultura, História e Educação Matemática
Início do conteúdo da página

Universidade recebe pesquisadores internacionais para debater as relações entre Cultura, História e Educação Matemática

  • Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 20h51

Escolas de Estudos Avançados

Com o intuito de criar um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA realizará, no período de 4 a 8 de fevereiro, a II Escola de Estudos Avançados sobre Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática (II EEA). O evento ocorrerá no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA e está com inscrições abertas.  

O evento é direcionado aos professores da Educação Básica e Superior e a estudantes de pós-graduação em áreas afins com a temática da escola. A atividade de extensão objetiva aprofundar conhecimentos sobre os fundamentos socioculturais e históricos relacionados com a Matemática e suas implicações nas pesquisas em História da Matemática nas dimensões epistemológica, educativa e patrimonial.

Por se tratar de um espaço de debates, os coordenadores da II EEA, professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias da Silva, explicam a importância de realizar o encontro. “As atividades da Escola possuem o intuito de promover discussões acerca dos princípios que fundamentam as relações entre Cultura, História e Educação Matemática”, afirmam.

O evento contará com a participação de professores de várias instituições, entre elas a Universidade Aberta de Lisboa, a Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (Chile), além de outras IES de Estados brasileiros, e representantes da UEPA, do IFPA, da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Belém). Para conferir a programação completa, clique aqui

Inscrições - Para realizar a inscrição, o participante deverá apresentar comprovante de conclusão do curso de graduação ou declaração de estudante de pós-graduação, preencher a ficha de inscrição no site da organização e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 30,00. As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro, sendo gradualmente suprimidas à medida que o número de vagas oferecidas  pela II EEA (100 vagas) for preenchido.

Apresentação de Trabalhos – A Escola oferece a opção de apresentação de trabalhos com conteúdos referentes ao tema da exposição e organizados na forma de pôster. Eles devem conter somente informações diretamente relacionadas com os resultados de pesquisas científicas dos participantes da II EEA (pós-graduação e profissionais).

EEA – Coordenada pelos professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias da Silva, a Escola de Estudos Avançados sobre Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática é uma atividade de extensão promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA, em parceira com o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT Brasil) e apoio do NITAE/UFPA.

As atividades se baseiam em um momento de aprofundamento teórico-prático sobre Educação, Cultura, História e suas reflexões acerca da natureza do conhecimento científico, bem como das diretrizes gerais que permeiam o ensino da Matemática. O objetivo da II EEA é contribuir com o desenvolvimento conceitual dos estudantes e com a superação de obstáculos encontrados pelos professores em suas práticas pedagógicas em sala de aula.

Serviço:

II Escola de Estudos Avançados sobre Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática (II EEA).

Data: de 4 a 8 de fevereiro
Local: Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA
Hora: às 8h30
Certificado: contabilizará um total de 50h.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página