Página inicial > Ultimas Notícias > Relação entre discurso, subjetividade e formação de professores é tema de evento na UFPA

• Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 18h22

Seminário Foto Thiago Pelaes drone 0001

O Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino (DISSE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará, nos dias 25 e 26 de fevereiro, a quarta edição do Seminário do DISSE. O objetivo do evento é tornar públicos os trabalhos desenvolvidos pelos membros do grupo de pesquisa durante o ano de 2018, tendo como base o livro A Cidade das Letras, de Angel Rama. A programação será realizada no novo prédio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), no Campus Básico.

O evento terá como foco as pesquisas centradas na relação entre o discurso, a problemática da subjetividade na contemporaneidade e os aspectos da formação do professor e do ensino aprendizagem de línguas. Segundo o professor Thomas Fairchild, coordenador do grupo, a proposta do evento é construir um lugar de fala e dialogar com outras perspectivas.

“Temos a percepção de que o campo da Educação vem se tornando dominado por uma única visão teórica, uma única forma de pensar as coisas. Achamos importante desfazer essa impressão de consenso e recuperar o exercício de fazer escolhas. O DISSE é um grupo que estuda o ensino de línguas a partir de uma concepção discursiva de linguagem – essa é a nossa escolha”, explica o professor.

Segundo Thomas Fairchild, o diferencial do evento está no fato de que ele é feito por pessoas que estão aprendendo a fazer pesquisa, para pessoas que também estão aprendendo ou querem aprender. “Ao contrário de outros eventos, que se concentram em atrair o público trazendo nomes consagrados da área, procuramos colocar os estudantes e seus trabalhos no centro das atenções. O seminário é, portanto, uma espécie de laboratório em que estamos aprendendo como organizar um evento, como ler e avaliar resumos, como fazer projetos de pesquisa, como analisar dados, como apresentar-se em público e responder tanto ao público quanto a um debatedor”, ressalta.

Programação – O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Campus Básico da UFPA, no novo prédio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). O evento contará com duas conferências. Haverá também mesas-redondas, com membros do grupo apresentando suas pesquisas. No dia 26, acontecerão as seções de comunicação de participantes que submeteram trabalhos.

Inscrições – As inscrições serão realizadas até o dia 11 de fevereiro e podem ser feitas neste formulário. A taxa de inscrição para ouvintes é de 10 reais, e 15 reais para apresentadores de trabalhos. O pagamento pode ser feito via transferência bancária, seguindo as instruções no blog do Grupo de Pesquisa.

Ouvintes podem realizar o pagamento da inscrição no dia do evento. Para os que pretendem apresentar trabalhos, o resumo deve ser enviado pelo mesmo formulário de inscrição, também até o dia 11, e o pagamento da inscrição deve ser efetuado até o dia 19 de fevereiro.

IV Seminário do DISSE: A escrita e a cidade

Data: 25 e 26 de fevereiro
Local: Prédio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) – Campus Básico
Investimento: R$ 10,00 para ouvintes, R$ 15,00 para apresentadores de trabalhos.
Mais informações:blog do Grupo de Pesquisa.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Thiago Pelaes