Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro promove diálogo entre o ambiente acadêmico e o eclesial

Encontro promove diálogo entre o ambiente acadêmico e o eclesial

• Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 18h22

BANNER RETRATOS DA AMAZÔNIA ASCOM

Com o objetivo central de promover o diálogo entre universidades da Região Amazônica com lideranças da Igreja Católica, em torno da agenda que será objeto de debate no sínodo convocado pelo Vaticano para o ano de 2019, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o Colóquio “Retratos da Amazônia: o acadêmico e o eclesial em diálogo". O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de janeiro, no auditório do Programa de Pós-Graduação de Letras da UFPA, com a participação de professores, lideranças da igreja católica e convidados.

Este evento é uma parceria entre a UFPA, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 2), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM Brasil - Norte 2) e a Arquidiocese de Belém. Segundo o prof. Carlos Maciel, membro da equipe organizadora do evento, “o diálogo entre o acadêmico e o eclesial pode contribuir para a troca de conhecimentos acerca do Território Amazônico, assim como enriquecer a construção de pontos de convergência de ações realizadas pelas IES públicas e pela igreja, com vistas ao atendimento aos direitos sociais dos habitantes desta região”.

As inscrições serão realizadas no local do evento, e, ao final, será disponibilizado o certificado de participação, que contabilizará o total de 16 horas.

Programação – A mesa de abertura iniciará às 9h, no dia 28, com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson José de Souza Jr; do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa; do presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, Dom Ervin Kräuter  e do presidente da CNBB, Dom Bernardo Bahlmann.

Logo após a abertura, será dado início ao ciclo de palestras, que será realizado por meio da presença de professores pesquisadores e convidados. A primeira palestra abordará o tema “Compreendendo o território Amazônico”, receberá um representante da Ordem Franciscana Menor, de Belém. Já a segunda palestra, de tema “A diversidade sociocultural amazônica”, contará com a presença da Ir. Tea Frigério – CEBI Pará. A mesa “Identidades dos povos amazônicos” receberá frei Florêncio Vaz, da Ordem Franciscana Menor de Santarém.

O segundo dia do seminário dará continuidade ao ciclo de palestras. A primeira, com o tema “Justiça e direitos dos povos amazônicos”, contará com a presença de Felício Pontes Junior, do Ministério Público Federal (MPF), e do bispo Dom Ervin Kräutler. A temática “Espiritualidades e sabedorias amazônicas” será abordada pelo bispo da Diocese de Cametá, Dom José Altevir da Silva. A última palestra do seminário será “Memória histórica eclesial: a presença da Igreja Católica na Amazônia”, com Raimundo Possidônio Correa da Mata, da Arquidiocese de Belém.

Colóquio "Retratos da Amazônia: o acadêmico e o eclesial em diálogo"

Data: 28 e 29 de janeiro
Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação de Letras da UFPA.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Assessoria Proex