Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA é selecionado para encontro de cineastas no México

Professor da UFPA é selecionado para encontro de cineastas no México

• Publicado: Domingo, 27 de Janeiro de 2019, 13h04

Rodrigo Antonio1

O produtor audiovisual e professor do curso de Cinema da Universidade Federal do Pará (UFPA) Rodrigo Antonio foi um dos brasileiros selecionados para integrar o Talents Guadalajara 2019, que ocorre em março, no México, como parte do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, em colaboração com o Festival de Cinema de Berlim. O encontro promove a imersão cultural entre cineastas da América Latina.

Entre os 602 inscritos, Rodrigo Antonio foi selecionado com outros 50 cineastas da América Latina. O Talents Guadalajara é focado na criação de vínculos profissionais e criativos, com uma programação de masterclass especializadas, assessorias de projetos, debates e rodas de conversa sobre os temas mais relevantes da indústria cinematográfica atual.

O produtor paraense comenta que recebeu com ânimo a notícia da seleção, e a vivência dentro da sala de aula teve influência neste resultado. “A experiência de sala de aula, na UFPA, foi uma grata surpresa que me fez refletir sobre minhas escolhas profissionais e colocá-las sob um novo ponto de vista. Atuar no único curso de audiovisual da Região Norte tem sido uma experiência desafiadora e de transformação diária, que influencia diretamente nos projetos de que participo e por que me interesso em produzir”, explica.

Talents Guadalajara - O evento em 2019 vai trabalhar o tema Filmocracia, que, segundo Rodrigo, tem o foco de refletir sobre as regras que definem e governam a indústria do cinema na atualidade. “O cenário audiovisual contemporâneo vem passando por transformações no modo de pensar e de produzir cinema, da produção à distribuição. Novas práticas surgiram e respondem às necessidades e aos desafios das múltiplas janelas de consumo de audiovisual e os variados formatos de conteúdo. Pensar quais mecanismos regem essa indústria e como se localizar nesse mercado como produtores de conteúdo é o maior desafio que visualizo no cenário atual”, ressalta.

Estando entre os dois brasileiros selecionados, o produtor reconhece a importância de ocupar espaços de visibilidade. “Vejo, na possibilidade de ir ao Talents, uma oportunidade tanto para me atualizar sobre o mercado cinematográfico como para trazer novas ferramentas e temas para minha prática na sala de aula. Além disso, estarei negociando parcerias para os projetos que estou produzindo este ano que focam na visibilidade de mulheres e pessoas LGBTI na produção e na representatividade narrativa. Poder levar esses projetos para espaços no mercado internacional é uma oportunidade não só de inserção, mas também de permanência desses grupos no mercado”, comenta Rodrigo.

Texto: Divulgação
Foto: Arquivo pessoal