Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga resultado da 1ª fase do vestibular indígena e quilombola

UFPA divulga resultado da 1ª fase do vestibular indígena e quilombola

• Publicado: Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 18h04

Banner Portal PSE 2019.1

Foi divulgado, nesta sexta-feira, o resultado da primeira fase do Processo Seletivo Especial/2019-1 (PSE/2019-1), concurso que oferta mais de 600 vagas em 179 cursos, especificamente para estudantes indígenas e quilombolas. As notas dos estudantes na prova de redação já estão publicadas e os candidatos têm até a próxima terça-feira, 29, para recorrerem do resultado, se desejarem. Acesse suas notas no sistema de inscrição e acompanhamento.

A segunda etapa do concurso, a qual envolve uma entrevista individual com os candidatos, está agendada para o período de 12 a 15 de fevereiro. Os candidatos participarão dessa fase no mesmo município onde já participaram da 1ª etapa. O Listão específico para os indígena e quilombola da UFPA deve sair até o final do mês de fevereiro.

Concorrência – Para este concurso, os candidatos informaram duas opções de cursos nos quais disputam vagas. Na primeira opção, 203 indígenas concorrem a 72 vagas em cursos em que houve inscrição de candidatos. Entre eles, a maior procura é pela vaga extra no curso de Medicina, sediado, em Belém, que é disputado por 18 estudantes indígenas. Na segunda opção, Enfermagem/1ª entrada, sediado em Belém, é o preferido, com 11 candidatos para a vaga disponível, caso ela não seja preenchida pelos concorrentes na primeira opção.

Entre os estudantes quilombolas, 2.152 candidatos disputam 306 vagas em que há inscritos. O curso de Enfermagem/1ª entrada é o mais demandado, com 63 inscritos para a vaga disponível. Quanto à demanda para a segunda opção, o curso de Educação Física, sediado em Belém, foi o preferido entre os candidatos no momento da inscrição.

“A segunda opção só se torna real quando uma vaga não é preenchida na primeira opção. Esse modelo permite que tenhamos uma nova chance de preencher essa oportunidade de ingresso no Ensino Superior Público, enquanto os candidatos também recebem uma nova chance”, explica Arquimimo Almeida, assessor técnico do Ceps/UFPA.

Novidades - A seleção especial para ingresso de indígenas e quilombolas na UFPA, em 2019, conta com duas importantes novidades. A primeira é a disponibilização de quatro vagas, duas para indígenas e duas para quilombolas, no recém-criado curso de Graduação em “Conservação e Restauro”. Também é a primeira vez que os candidatos poderão se candidatar ao curso de Agroecologia, recentemente criado em Abaetetuba.

A segunda alteração é a possibilidade de preencher as vagas extras especiais pelos candidatos inscritos no processo, mas por uma categoria diferente de populações tradicionais.

Mais opções de ingresso - “Agora, as vagas ofertadas para quilombolas que não são preenchidas, mesmo após a aplicação da segunda opção de curso, podem ser ocupadas por candidatos indígenas e vice-versa”, resume Edmar Costa, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) e pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg). Essa alteração busca ampliar as possibilidades de classificação de indígenas e quilombolas na UFPA, as quais já vêm aumentando nos últimos anos.

Seleção – O PSE é composto de duas etapas. A prova de redação em língua portuguesa, realizada em 13 de janeiro, e as entrevistas individuais, que vão correr de 12 a 15 de fevereiro. Este ano, indígenas participam do concurso nas cidades de Altamira, Belém, Castanhal e Tucuruí, enquanto os quilombolas realizam as etapas da seleção nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá, Castanhal e Soure.

Notas da redação no PSE 2019-1 para candidatos indígenas e quilombolas

Recursos até o dia 29 de janeiro.
2ª fase: Entre os dias 12 e 15 de fevereiro.
Informações no site do concurso.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Arte: MKT-Ascom